Diretor da Imprensa Oficial dá palestra em encontro no Pará

quarta-feira, 15 de março de 2017

Na ocasião, Roberto Sarto representou Mato Grosso em uma reunião com o governador do Pará, Simão Jatene

Mato Grosso contou com representante na 27º reunião da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (ABIO), que ocorreu entre os dias 09 a 11 de março, em Belém do Pará (PA). O diretor do Diário Oficial eletrônico do Estado, Roberto Sarto, levou a sua experiência ao encontro com a palestra “Diário Oficial Eletrônico, vantagens e conseqüências negativas na realidade das Imprensas Oficiais do Brasil”.

O gestor é Diretor regional da entidade no Centro Oeste, e conta que este foi um momento importante para compartilhar conhecimento, já que Mato Grosso é referência internacional neste tema, tendo sido o primeiro estado a implantar o Diário estritamente eletrônico do país, em 2008.

“O evento foi muito produtivo. É muito importante transmitir a experiência para as demais imprensas, que estão muito interessadas em implantar o sistema eletrônico. Além desse encontro, já contribuímos com palestras na maioria dos estados brasileiros, inclusive no exterior, como no México, em Portugal e em Madrid”, conta Sarto.

Com mais de 9 mil acessos ao dia, além de ser o primeiro a ser digital do país, é o segundo mais antigo do Brasil. A primeira imprensa foi fundada por Dom João Pedro há quase 300 anos, e a de Mato Grosso completa 178 em 2017, explica.

Entre as vantagens apresentadas para a digitalização do Diário Oficial, ele apresenta a economia de 99% com impressão, além do impacto ambiental; o tempo gasto na produção, que antes era de cerca de 8 horas, e agora leva 1h30m aproximadamente. Os reflexos da mudança também impactaram na equipe, que antes da digitalização integral do jornal era de 68 pessoas, e agora, conta com apenas 10 servidores.

Para preservar o patrimônio histórico da Imprensa Oficial de Mato Grosso, em 2009 Roberto Sarto coordenou a publicação do livro “Imprensa Oficial de Mato Grosso: 170 anos de História", de Pedro Rocha Jucá. O livro pode ser conferido na íntegra clicando aqui

Eleição

No encontro também ocorreu a eleição da diretoria da entidade para o biênio 2017/2018. A atual gestão da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (ABIO) foi reeleita, portanto Roberto Sarto permanece na direção da Regional, e os atuais presidente e vice, Luiz Gonzaga Andrade e Cláudio Rocha foram reconduzidos aos cargos.

Reunião com o governador

Na última sexta-feira (10.03) Sarto esteve reunido, junto a outros representantes de Diários Oficiais do país, com o governador do Pará Simão Jatene. Eles debateram temas como a obrigatoriedade da publicação de balanços e outros atos das sociedades anônimas nos diários oficiais, bem como a exigência da publicação desses atos pelas Juntas Comerciais.

Fonte: Lorena Bruschi | Seges/MT