Notícias

Diário Oficial de Mato Grosso celebra 130 anos da primeira edição

sexta-feira, 08 de maio de 2020
O Diário Oficial de Mato Grosso é o segundo mais antigo do Brasil

Nayara Takahara | Seplag

 

De Gazeta Official do Estado de Matto-Grosso à Diário Oficial Eletrônico disponibilizado ao público por meio de aplicativo de mensagens. O constante processo de modernização marca a história do Diário Oficial do Estado (DOE/MT), que celebra nesta sexta-feira (08.05) 130 anos de circulação da sua primeira edição.

Desde que passou a existir, em maio de 1890 como Gazeta Official do Estado de Matto-Grosso, o informativo tem utilizado a seu favor os recursos tecnológicos de cada época para cumprir a missão de dar transparência aos atos públicos. O Diário Oficial de Mato Grosso é o segundo mais antigo do Brasil.

Na sua primeira edição trouxe na página inicial o Decreto nº 17, que relatava a criação da “Typographia do Estado” e o seu regulamento, contou o superintendente da Imprensa Oficial (Iomat), Roberto Sarto, que há quinze anos ingressou no setor com a incumbência de tornar o Diário digital e, desde então, é uma das memórias vivas dessa narrativa.

“Com a implantação da IOMATNET, em 2006, o DOE passou a ser acessado pela internet, mas ainda sem valor jurídico, pois até então o documento em papel era o único que possuía validade”, relembrou Sarto dos fatos mais recentes ao acrescentar que dois anos depois a publicação passou a ser exclusivamente eletrônica e a possuir certificação digital, garantindo autenticidade ao documento.

Mato Grosso foi um dos pioneiros na implantação do Diário totalmente eletrônico. A substituição das velhas tiragens de papel, em 2008, proporcionou economia aos cofres públicos ao reduzir o tempo de produção e os gastos com a impressão do produto, destacou o superintendente. Em média, 1600 exemplares do material eram impressos diariamente. Atualmente, o alcance diário das publicações na versão eletrônica saltou para 10 mil usuários e cinco milhões de acessos são registrados por ano no site.

Em 2018, a Iomat criou o seu aplicativo e passou a possibilitar o acesso ao Diário Oficial Eletrônico pelo celular. Em fevereiro deste ano, as edições passaram a ser disponibilizadas, também, via mensagem de WhatsApp. Quatro mil pessoas já estão cadastradas nesse serviço e, em média, 750 a mil novas inscrições são realizadas por mês no site da Iomat para o recebimento das edições. A competência para gerir o DOE foi atribuída à atual Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em 2005.

Para o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, a Imprensa Oficial de Mato Grosso reforça a transparência ao comunicar as ações públicas. “A ampliação do Diário para ambientes mais modernos será feita constantemente, buscando sempre democratizar o acesso das pessoas às informações oficiais, aumentando a transparência e a eficiência na comunicação dos atos governamentais”, disse.

As publicações do Diário Oficial do Estado estão digitalizadas desde o ano de 1967 e disponíveis para pesquisa no canal institucional da Iomat. A Imprensa Oficial do Estado, que é um pouco mais antiga, completou 181 anos de existência no último dia 2 de maio. A Tipografia Provincial de Mato Grosso, criada em 1839, assegurou a circulação do primeiro órgão da imprensa oficial do Estado, o jornal “Themis Mattogrossense”.

voltar para a lista