Notícias

Seplag apresenta aplicativo da Iomat em evento nacional

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
Além do App, os novos caminhos da imprensa oficial na atual conjuntura nacional também foram abordados

D`Laila Borges | Seplag

O Aplicativo da Imprensa Oficial do Estado (Iomat) foi um dos destaques da 68ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), ocorrida este mês em João Pessoa (PB). O superintendente da Imprensa Oficial, unidade ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Roberto Sarto, foi o responsável por apresentar a ferramenta aos representantes das imprensas oficiais do país que participaram do evento.

Sempre pioneira, a Iomat foi a primeira do país a implantar o Diário Oficial totalmente eletrônico e o aplicativo também foi referência para vários estados que desenvolveram Apps semelhantes país afora.

“Sempre buscamos ser vanguarda no que diz respeito à Imprensa Oficial. Esse App oferece uma busca mais completa ao usuário, que pode acessar edições anteriores, pesquisar por palavra, e até enviar a página pelo WhatsApp. Temos usado a tecnologia para modernizar e facilitar a vida da nossa população”, disse o titular da Seplag, Basílio Bezerra.

Além do App, Sarto também falou sobre os novos caminhos da imprensa oficial na atual conjuntura nacional durante o evento. “A reunião foi muito produtiva, com novos ensinamentos e aprendizados. Discutimos temas preponderantes, nunca levantados ou abordados. O aplicativo da Iomat foi apresentado a outros estados que acharam a ferramenta muito prática e útil, devido a facilidade que ela oferece à população para acessar os atos governamentais”.

Com o aplicativo da Iomat é possível fazer pesquisas por edições e palavras-chave nos diários publicados além de estabelecer alertas tanto pelo smartphone como por emails. A plataforma possibilita a busca de edições anteriores dos diários oficiais sendo possível determinar um intervalo específico de datas para uma apuração mais refinada dos resultados.

Através da busca por palavras-chave, o resultado é mais específico do que se deseja encontrar. Ainda é possível refinar essa busca através do filtro por períodos ou a data desejada. Encontrado o resultado, a palavra-chave receberá um destaque (highligths) identificando os dias das edições publicadas, a página e a quantidade de ocorrências.

Uma vez utilizada a função, a palavra-chave automaticamente fica cadastrada no menu de “Alertas” podendo ser removida a qualquer momento dependendo da necessidade do usuário.

É possível também fazer os downloads através da pesquisa textual, sendo ele na íntegra ou apenas a página da ocorrência. Após o download da edição do Diário Oficial ele fica disponível em formato PDF em seu dispositivo, mesmo estando off-line.

O compartilhamento dos arquivos podem ser efetuados pelas redes sociais. O endereço compartilhado recebe uma camada de proteção (https) onde traz segurança e credibilidade nos downloads. Ao clicar no link, o download é feito automaticamente no dispositivo.

Toda e qualquer pesquisa efetuada pelo usuário pode ser favoritada e ficará disponível no menu “Favoritos”, podendo ser desmarcada a qualquer momento dependendo da necessidade do usuário.

O atalho para download do aplicativo está no site oficial da Iomat. Baixe o aplicativo pela AppStope ou GooglePlay .

voltar para a lista