Notícias

Diário Oficial Eletrônico tem aproximadamente 9 mil acessos por dia

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Considerado case nacional, o Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso (DOE/MT) tem registrado uma média de nove mil acessos diários em seu portal. Sua implantação se deu por meio do Decreto Nº 1.194 de 2008, sendo o primeiro diário totalmente eletrônico do Brasil e deixando de imprimir 1.600 exemplares/dia, proporcionando sustentabilidade e economicidade no valor de R$ 5 milhões ao ano. O DOE é disponibilizado digitalmente na internet pelo endereço http://www.iomat.mt.gov.br, com certificação digital.

A Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat), uma das mais antigas do país, é referência para as demais imprensas dos estados brasileiros. Atualmente, a ferramenta Diário Oficial Eletrônico oferece recursos de buscas e pesquisas, disponibilizando diários desde o ano de 1967.

Os acessos à plataforma também são realizados por visitantes do exterior. Além do Brasil, o Diário Oficial é acessado de outros países como Estados Unidos, Índia, Israel, Inglaterra, Canadá, Itália, Portugal, Argentina, Alemanha, Rússia, México, França, Chile, Bolívia, Paraguai e Espanha.

O gestor responsável pelo Diário Oficial, desde sua implantação, Roberto Sarto, ressalta a importância desse avanço tecnológico. "Foi um salto tecnológico, do papel para a era digital, proporcionando economicidade, celeridade no acesso a informação para toda a população. Somos pioneiros nessa modalidade de Diário Oficial Eletrônico, o que nos torna um case nacional. Mato Grosso está bem representado quanto ao Diário Oficial. A experiência já foi levada para o exterior, sendo tema de palestras no México, Espanha e Portugal", conta o servidor.

Desde que foi implantado, o Diário Oficial vem passando por reformulações para melhorar cada vez a oferta de informações. Em 2015 foi implantada uma nova plataforma do sistema o IomatNet, com evoluções tecnológicas no envio de matérias pelos publicadores dos órgãos e entidades.

O sistema também passou a oferecer também um Clipping de Pesquisa Agendada. Para acessar o clipping, o usuário se cadastra, informando seu e-mail e a palavra chave ou assunto de interesse, e quando este for publicado receberá a informação pelo email.

No portal da Iomat, os usuários podem encontrar também um arquivo digital contendo a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano Plurianual (PPA) e a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) desde o ano de 2008 para consultas. Através do Diário Oficial Eletrônico, todos os atos publicados pelos poderes Executivo e Legislativo, estadual e municipal, têm legitimidade e legalidade.

 

Fonte: Dani Danchura / Daffiny Delgado - Seges/MT

voltar para a lista