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Aplicativo da Iomat é destaque em reunião nacional

segunda-feira, 26 de março de 2018

A Imprensa Oficial de Mato Grosso foi destaque na 64ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), ocorrida este mês em Aracaju (SE). O gestor do Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso, Roberto Sarto, fez uma apresentação sobre o aplicativo da Imprensa Oficial do Estado (Iomat) para smartphones, que foi disponibilizado à população em janeiro deste ano.

Segundo ele a novidade, que completou o pacote de modernização da Iomat, primeira Imprensa Oficial do país a implantar o Diário Oficial totalmente eletrônico em 2008, está servindo como referência a estados como São Paulo que estão desenvolvendo aplicativos semelhantes.

De acordo com Sarto, o novo layout do DOE, alterado no ano passado, também serve como referência para as mudanças que o Diário Oficial da União está implementando. 

“Essa reunião da ABIO foi uma das mais produtivas dos últimos tempos. Discutimos temas preponderantes, nunca levantados ou abordados. E o APP da Iomat foi apresentado a outros estados, que estão em fase de implantação de aplicativos semelhantes. Esta ferramenta facilita ainda mais o acesso de toda a sociedade aos atos governamentais”.

A Imprensa Oficial já havia disponibilizado o acesso a ferramentas básicas pelo aplicativo MT Cidadão, que reúne diversos serviços públicos estaduais. O novo aplicativo oferece uma busca mais completa ao usuário, que pode acessar edições anteriores, pesquisar por palavra, e até enviar o diário ou a página por WhatsApp.

Outra ferramenta importante é a possibilidade de agendar para receber alerta pelo celular e por e-mail assim que for publicado algo especifico. Um cidadão pode, por exemplo, deixar agendado pelo aplicativo para receber o alerta para toda vez que uma palavra chave, ou um órgão, ou o objeto de um contrato, aparecer no DOE, facilitando o controle social e o acesso à informação.

Atualmente, cerca de 20% dos acessos ao DOE já são feitos por dispositivos móveis. O site do órgão registra anualmente cerca de cinco milhões de acessos e 71 mil publicações. O veículo atende cerca de 1.300 clientes entre prefeituras, órgãos independentes e os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

O aplicativo está disponível para instalação tanto para iOS quanto para Android.


Fonte: D`Laila Borges/Seges

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