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D.O. nº28174 de 28/01/2022

Edital nº 001 22 Dispõe sobre o processo de coordenadores locais e alfabetizadores do Programa Mais MT Muxirum para o ano de 2022

EDITAL Nº 001/2022/GS/SEDUC/MT.

Dispõe sobre o processo de indicação de Coordenadores Locais, inscrições para alfabetizadores e estabelece normas relativas ao funcionamento do Programa Mais MT Muxirum para o ano de 2022.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso das suas atribuições legais, que lhe conferem o Art.71 da Constituição do Estado de Mato Grosso e a Lei Complementar nº 612/2019, e

Considerando a necessidade de desenvolver ações para consolidar os objetivos estratégicos da SEDUC, “Torna público o processo de indicação de coordenadores locais, inscrições para alfabetizadores e estabelece normas relativas ao funcionamento do Programa Mais MT Muxirum para o ano de 2022”;

1.  DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO MUNICÍPIO:

1.1.      Para participar do Programa Mais MT Muxirum - 2022, o município deverá assinar o Termo de Adesão ao Programa;

1.2.      O Anexo VII apresenta a relação dos municípios, bem como o número máximo de turmas.

2.  DA INDICAÇÃO DE COORDENADOR E INCRIÇÕES DE ALFABETIZADORES:

O Processo de indicação dos Coordenadores Locais e inscrição dos alfabetizadores serão regidos por este edital e efetivado em 2 (duas) fases:

2.1.  Primeira Fase - indicação do coordenador local pelo Secretário Municipal de Educação, no período de 14 a 18 de fevereiro de 2022, e encaminhamento do nome do indicado com  cópia dos documentos pessoais para a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos - COEJA/Equipe do Programa Mais MT Muxirum através do e-mail: maismtmuxirum@educacao.mt.gov.br;

2.2.  Segunda Fase -inscrição e seleção de alfabetizador, por meio de entrevista, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e do Coordenador Local, no período de 22 a 25 de fevereiro de 2022;

2.2.1.    Após a seleção e definição do quadro de alfabetizadores, o Coordenador Local cadastrará os alfabetizadores na ferramenta disponibilizada pela Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos - COEJA/Equipe do Programa Mais MT Muxirum, através do link https://forms.gle/jFviMVVGWQdd2Kvs7;

2.2.2.    O resultado do seletivo de alfabetizadores, deverá ser divulgado na Secretaria Municipal de Educação e DRE, no dia 01 de março de 2022;

2.2.3.  É de responsabilidade dos inscritos no seletivo, na função de alfabetizador, conferir o resultado final.

3.     DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO PARA AS FUNÇÕES DE COORDENADOR E ALFABETIZADOR:

3.1. Ficha de inscrição;

3.1.1. Cópia do RG ou CNH;

3.1.2. Cópia CPF,

3.1.3. Cópia do Cartão da conta corrente bancária;

3.1.4. Comprovante de residência

3.1.5. Após a realização das inscrições o coordenador local deverá escanear e encaminhar  toda a documentação apresentada para SEDUC via e-mail: maismtmuxirum@educacao.mt.gov.br.

4.     DOS CRITÉRIOS PARA A FUNÇÃO DE COORDENADOR E ALFABETIZADOR:

4.1. Coordenador Local - ter experiência em gestão escolar, alfabetização de jovens e adultos, Graduação em Pedagogia ou em outra licenciatura e, disponibilidade para se dedicar às atividades de coordenação local do Programa, bem como para participar da formação inicial e continuada;

4.1.1. Não possuir vínculo empregatício, ativo, com órgãos públicos estaduais;

4.1.2. Ter conhecimento do office (word e excel);

4.1.3. Ser titular de CONTA CORRENTE ATIVA em qualquer instituição bancária;

4.1.4. Não ter inatividade/restrição no CPF junto à Receita Federal;

4.1.5. Disponibilidade de tempo para se dedicar ao cumprimento das atividades e atribuições do Programa;

4.2. Alfabetizadores -ser graduado em Pedagogia ou em outras Licenciaturas;

4.2.1. Onde não houver o profissional graduado, poderá assumir quem possua formação de nível Médio com experiência em alfabetização de jovens ou pessoas que já trabalhou no Programa Mais MT Muxirum;

4.2.2. Não possuir vínculo empregatício com órgãos públicos estaduais;

4.2.3. Ser titular de CONTA CORRENTE ATIVA em qualquer instituição bancária;

4.2.4. Não ter inatividade ou restrição no CPF junto à Receita Federal;

4.2.5. Disponibilidade de tempo para se dedicar ao cumprimento das atividades e atribuições do Programa.

4.2.6. No caso de candidato inativo (aposentado), o candidato a função coordenador local e alfabetizador, deverá comprovar a aposentadoria, por meio da certidão de vínculo funcional, que poderá ser impressa no Portal do Servidor MT (https://servicos.seplag.mt.gov.br/portalservidor/).

5.  DO QUADRO DE VAGAS:

5.1. O quadro de vagas de cada município para o alfabetizador está estabelecido no anexo VII.

6.  DA JORNADA DE TRABALHO:

6.1. A jornada de trabalho do coordenador local indicado pelo secretário municipal de educação será de 20 (vinte) horas semanais, para o desempenho de suas funções frente as especificidades e exigências do Programa;

6.2. A jornada diária de trabalho do Alfabetizador com os estudantes será 12 (doze) horas semanais de acordo com o horário de atendimento planejado pelos Coordenadores Locais e Alfabetizadores.

7. DAS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR LOCAL:

7.1. Realizar busca ativa de jovens, adultos e idosos, não alfabetizados, no período de 02 a 18 de março de 2022;

7.2. Receber as inscrições dos candidatos a alfabetizador, verificando o preenchimento da ficha e entrega dos documentos que constam no item 3;

7.3. Formar turmas de alfabetizandos, na zona urbana e rural;

7.4. Realizar entrevista dos candidatos a alfabetizador e apresentar o resultado dentro do prazo estabelecido neste edital;

7.5. Conferir as fichas de cadastro dos estudantes e encaminha-las à Secretaria Municipal de Educação;

7.6. Cadastrar os alfabetizadores nas ferramentas disponibilizadas pela SEDUC/MT, e encaminhar escaneado juntamente com o CPF, RG/CNH, comprovante de residência e cópia do cartão da conta corrente bancária;

7.7. Participar da formação inicial e continuada;

7.8. Apontar as demandas formativas dos alfabetizadores para as DRE’s;

7.9. Fazer visitas periódicas aos espaços onde estão localizadas as turmas de alfabetização, para acompanhar o processo de ensino dos estudantes, pelo menos uma vez ao mês;

7.10. Elaborar mensalmente relatório das atividades de acompanhamento dos alfabetizadores e, enviar à Coordenadoria de Educação de Jovens e adultos - COEJA/Equipe Muxirum;

7.11. Arquivar em pastas na Secretaria Municipal de Educação toda documentação referente aos alfabetizadores e estudantes do Programa Mais MT Muxirum;

7.12. Organizar reuniões de planejamento, acompanhamento e orientação dos trabalhos pedagógicos desenvolvido pelos alfabetizadores, intervindo quando necessário, no processo de ensino dos estudantes do Programa Mais MT Muxirum;

7.13. Promover com a Secretaria Municipal de Educação e com as DRE’s, a solenidade de certificação dos estudantes alfabetizados no município;

7.14. Elaborar e enviar à Coordenadoria de Educação de Jovens e adultos - COEJA, relatório final, no término do período de 08 (oito) meses de desenvolvimento no Programa Mais MT Muxirum;

7.16. Declarar, por escrito, possuir disponibilidade para dedicação à coordenação local do Programa e participar da formação inicial e continuada;

7.17. Declarar não possuir vínculo empregatício em órgãos públicos estaduais;

7.18. Participar da Formação on line no dia 21 de fevereiro.

8.  DAS ATRIBUIÇÕES DO ALFABETIZADOR:

8.1. Realizar busca ativa de jovens, adultos e idosos, não alfabetizados, no período de 02 a 18 de março de 2022;

8.2. Apresentar ao coordenador local a ficha de inscrição de alfabetizando, preenchida corretamente, para ingresso e constituição de turma (s), conforme o Anexo V;

8.3. Preparar material pedagógico para o ensino aprendizagem dos alfabetizandos;

8.4. Realizar atividades de avaliação dos estudantes mensalmente, registrando e arquivando-as em portfólios, para acompanhamento da trajetória da aprendizagem de cada alfabetizando;

8.5. Manter disponíveis e atualizados, permanentemente, os dados sobre a avaliação do processo de acompanhamento do ensino e aprendizagem, por meio de formulários digitais;

8.6. Realizar visitas às residências dos estudantes faltosos, para conhecer os motivos da ausência e incentivá-los a retornar;

8.7. Elaborar relatórios das atividades pedagógicas desenvolvidas com os alfabetizandos e encaminhá-los para o coordenador;

8.8. Participar das formações ofertados pelas DRE’s.

9.  FORMAÇÃO DE TURMAS:

9.1.  Organizar em áreas urbana, turmas de alfabetização com no mínimo 10 (dez) e no máximo 14 (catorze) estudantes;

9.2. Organizar em áreas rurais, turmas de alfabetização com no mínimo 08 (oito) e no máximo 10 (dez) estudantes.

10. DA BOLSA DE INCENTIVO FINANCEIRO:

10.1.     Será concedida uma bolsa no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), a cada Alfabetizador, por turma, podendo cada Alfabetizador ter no máximo, 2 (duas) turmas período de 7 (sete) meses;

10.2.     Os pagamentos das bolsas aos Alfabetizadores e Coordenadores Locais serão efetivados pela SEDUC/MT, por meio de depósitos em conta corrente informada no ato da inscrição;

- A bolsa de incentivo financeiro, paga mensalmente por um período de 08 (oito) meses, aos Coordenadores Locais indicados pelas Secretariais Municipais de Educação, seguirão os critérios abaixo:

Quantidade de turmas

Quantidade de coordenador

Valor da bolsa (R$)

01

Até 25 turmas

01

R$ 1.000,00 por coordenador

02

De 26 a 50 turmas

02

R$ 1.000,00 por coordenador

03

Acima de 51 turmas

03

R$ 1.000,00 por coordenador

11. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

11.1. O exercício das funções de coordenador local e alfabetizador não gera vínculo empregatício com a Secretaria de Estado de Educação;

11.2. O não cumprimento dos itens 4, 7 e 8, poderá incorrer na perda da bolsa de incentivo financeiro;

11.3. As informações incorretas na ficha de inscrição, por parte do coordenador local, ocasionarão a notificação a secretaria municipal de educação, para as providências cabíveis, podendo incorrer na perda da bolsa de incentivo financeiro;

11.5. Em caso de desistência do Alfabetizador, este deverá manifestar-se formalmente preenchendo o Anexo IV e, entregar ao Coordenador Local;

11.6.     Para o funcionamento das turmas, é necessário a frequência efetiva de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) dos estudantes, por turma;

11.7.     O início das atividades de ensino e aprendizagem com os Alfabetizandos do Programa Mais MT Muxirum está estabelecido para o dia 04 de abril de 2022 e o término no dia 30 de setembro de 2022;

11.8. Caberá aos municípios a Certificação de participação dos Alfabetizandos/estudantes do Programa Mais MT Muxirum;

11.9. A SEDUC/SAGE/COEJA/EQUIPE DO MUXIRUM, não se responsabilizará pelo cadastramento de CPF e dados bancários incorretos;

11.10.  A Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, regulamentará através de portaria o fluxo do bom relacionamento entre os entes Estaduais e municipais;

11.12. Os casos omissos, serão deliberados pela equipe do Mais MT Muxirum e Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC/MT;

Cuiabá-MT,  24  de  janeiro  de  2022.

ORIGINAL ASSINADO

ALAN RESENDE PORTO

Secretário de Estado de Educação

ANEXO I

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE PARA PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Eu_________________________________________, CPF ______________________, RG _____________________, declaro para os devidos fins que possuo disponibilidade de tempo e dedicação para participar dos Cursos de Formação Inicial e Continuada para atuar no Programa Mais MT Muxirum, em meu Município.

(Nome do Município) ____/______/2022

__________________________________________

Assinatura

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE DEDICAÇÃO À COORDENAÇÃO LOCAL DO PROGRAMA

Eu ______________________________, CPF______________, RG_______________, declaro para os devidos fins, que disponibilizarei um tempo mínimo de 20 (vinte) horas semanais à coordenação local do Programa Mais MT Muxirum, em meu Município.

__________________________

Assinatura

ANEXO III

DECLARAÇÃO DE QUE NÃO EXERCE CARGO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTADUAL

Eu____________________________________________,CPF_______________,  RG ________________,residente na ___________________________________, nº ______, bairro _______________, na cidade de _______________________ - MT, declaro para os devidos fins, que não possuo nenhum vínculo empregatício com órgãos públicos estadual.

(Nome do Município) ____/______/2021

_____________________________________________

Assinatura

ANEXO IV

TERMO DE DESISTENCIA DE ALFABETIZADOR

Eu _______________________________, CPF____________________RG_________, declaro a MINHA DESISTÊNCIA das atividades de alfabetizador no Programa Mais MT Muxirum da SEDUC/MT, onde desempenharia ou desempenho a função de alfabetizador (a) de turma

_____________________________

Assinatura

ANEXO V

CADASTRO DO ESTUDANTES

DADOS DO ESTUDANTES

Nome: __________________________________________________________________

Data de Nascimento: ___________________                Sexo: (   )F  (   ) M               Residência: (   ) Urbana  (   ) Rural

Naturalidade (Cidade) ____________________________________  UF: ___

Situação Ocupacional

(  ) Aposentado

(  ) Desempregado

(  ) Trabalhador Rural

(  ) Trabalhador Urbano

(  ) Outras

Documento apresentado. Informar, obrigatoriamente, os dados de um dos documentos abaixo:

Carteira de Identidade

Número do documento

Órgão emissor do documento / UF

CPF:

Nome da mãe:

Nome do pai:

Endereço (rua)

Bairro: _______________________Cidade: ______________________Contato ________________

CEP: ______________-______          Zona Residencial: (   ) Urbana  (   ) Rural

SEGMENTO SOCIAL

(  ) Jovem acima de 15 anos não alfabetizado

(  ) População Indígena

(  ) Agricultor Familiar

(  ) Assentado

(  ) Ribeirinho

(  ) Remanescente de Quilombo

(   ) Pescador

(  )População Carcerária

(   ) Aposentado

(   ) Outros

Responsável pela inscrição:

Assinatura: ___________________________________Data: ______/______/2022

ANEXO VI

FICHA DE INSCRIÇÃO DE ALFABETIZADOR

Nome completo:

Sexo:

Data de nascimento:

CPF:

RG:

Endereço:

Bairro:

Município:

CEP:

Telefone para contato:

E-mail:

Local onde mora possui internet?     Sim_____              Não ______

Formação:

Pedagogia (    )                Licenciatura  (     ) Qual curso?: ________________________

Bacharelado (     ) Qual curso? ____________________________________________

Ensino Médio Magistério (     )    Propedêutico (     )

Ensino Fundamental  (     )

Experiência profissional:

Situação funcional:

Efetivo (     )         Contratado (     )        Aposentado (     )       Outro (     ) ____________

Rede de ensino que atua ou atuou:

Pública estadual (     )         Pública municipal (     )       Particular (     )  

Zona que pretende atuar:

Urbana (     )                 Rural (     )

Dados bancários:

Banco:                         Agência:                       Conta Corrente:                   

Data: ____/____/2021

Assinatura

ANEXO VII

MUNICÍPIOS DISPONÍVEIS PARA ADERIR AO PROGRAMA

POLO

Município

Meta Prevista 2022

Qtdade Turma Prevista

01

Alta Floresta

Alta Floresta

358

32

Apiacas

295

26

Nova Canaã do Norte

225

20

Nova Monte Verde

284

25

Paranaíta

258

23

02

Barra do Garças

Araguaiana

115

10

Barra do Garças

468

42

Campinápolis

250

22

Pontal do Araguaia

118

10

Nova Xavantina

285

25

Novo São Joaquim

287

26

Ribeirãozinho

79

07

Torixoreu

134

12

03

Cáceres

Cáceres

498

45

Curvelândia

169

15

Reserva do Cabaçal

134

12

Glória d’Oeste

152

13

Porto Esperidião

270

24

Rio Branco

234

21

São José dos Quatro Marcos

484

44

04

Confresa

Confresa

389

35

Santa Terezinha

237

21

São Félix do Araguaia

356

32

São José do Xingú

287

26

Canabrava do norte

206

18

05

Cuiabá

Barão de Melgaço

287

26

Chapada dos Guimarães

269

24

Cuiabá

658

59

Santo Antônio do Leverger

352

32

06

Diamantino

Alto Paraguai

285

25

São José do Rio Claro

180

16

Nova Marilândia

138

12

Nortelândia 

330

30

Diamantino

298

27

Nova Maringá

299

27

Nova Mutum

256

23

Rosário Oeste

359

32

07

Juína

Aripuanã

357

32

Novo Horizonte do Norte

135

12

Brasnorte

325

29

Castanheira

195

17

Colniza

487

44

Cotriguaçu

259

23

Juína

478

43

08

Matupá

Guarantã do Norte

395

35

Matupá

335

30

Terra Nova do Norte

357

32

Novo Mundo

268

24

Peixoto de Azevedo

337

30

09

Pontes e Lacerda

Comodoro

454

41

Conquista D’Oeste

185

16

Nova Lacerda

299

27

Vila Bela da Santíssima Trindade

364

33

Pontes e Lacerda

450

40

10

Primavera do Leste  

Campo Verde

367

33

Gaúcha do Norte

429

39

11

Querência

Canarana

264

24

Água Boa

355

32

Novo Santo Antônio

128

11

Nova Nazaré

264

24

Querência

258

23

Ribeirão Cascalheira

267

24

12

Rondonópolis 

Alto Araguaia

321

29

Guiratinga

397

36

Itiquira

267

24

Jaciara

421

38

Juscimeira

380

34

Pedra Preta

384

34

Rondonópolis

587

53

São José do Povo

179

16

Tesouro

165

15

13

Sinop

Claudia

297

27

Vera

397

36

Itanhagá

145

13

Itauba

196

17

Nova Santa Helena

129

11

Nova Ubiratã

245

22

Sinop

557

50

Tabaporã

198

18

Lucas do Rio Verde

356

32

Feliz Natal

296

26

Sorriso

315

28

14

Tangará da Serra

Denise

265

24

Campo Novo do Parecis

456

41

Porto Estrela

210

19

Sapezal

398

36

Barra do Bugres

441

40

Nova Olímpia

160

14

Tangará da Serra

350

31

15

Várzea Grande

Poconé

643

58

Várzea Grande

730

66

Jangada

350

31

Acorizal

345

31

TOTAL

28.875

2.587

ANEXO VIII

RELATÓRIO DO ALFABETIZADOR

Conceitos de Progressão: Indicam o desenvolvimento de aprendizagem do estudante.

Município:

Nome do Alfabetizador:

Turma:

Turno:

Local das aulas:

Nº de alunos Ativos:

Mês:

Conteúdo ministrado:______________________________________________________________________________________________

Os conceitos de progressão são: Progressão Simples-PS, B- Básico e AB - Abaixo do Básico.

Ficha Individual de Progressão do Estudante - Matemática e Língua Portuguesa

NOMES DOS ESTUDANTES

Lê e escreve números naturais de 2, 3

Lê e escreve  números decimais que expressam valor monetário

Reconhece a presença de números no cotidiano

Consegue representar e ordenar números.

Resolve  problemas, envolvendo adição e   subtração de números naturais ou de quantias em dinheiro.

Identifica nomes e distingui as letras do alfabeto

Identifica, ao ouvir uma palavra o número de sílabas diferentes e semelhantes

Escreve corretamente o próprio nome e também os nomes de seus familiares

Escrever sílabas e palavras ditadas demonstrando conhecer o princípio alfabético.

Escrever palavras e frases

___________-MT____/_____/_______

_____________________________

Assinatura do alfabetizador

ANEXO IX

RELATÓRIO DO COORDENADOR LOCAL

Ficha de Acompanhamento e Monitoramento

Município:

Mês:

Dimensões Administrativas

Dimensões Pedagógicas

Nomes dos Alfabetizadores

Quantidade de acompanhamento presencial

Quantidade de reuniões

Quantidade de estudantes frequentes

Quantidades de estudantes que sabe ler e escrever

Quantidades de estudantes que conhece número e resolve operações matemática

_________________- MT, __________/_________ /2022

Assinatura do coordenador: _______________________________________

__________________________________

Assinatura do Secretário Municipal

ANEXO X

Município:

Coordenador Local:

CPF:

Banco:

Agência:

Conta Corrente:

Mês referência:

Valor a ser pago: 

Nome do Alfabetizador

CPF

Data de Nascimento

Banco

Agência

Conta corrente

Valor a ser pago

01

000.000.000-00

R$

02

R$

03

R$

04

R$

05

R$

06

R$

07

R$

08

R$

09

R$

10

R$

11

R$

12

R$

13

R$

14

R$

15

R$

16

R$

17

R$

18

R$

19

R$

20

R$

21

R$

22

R$

23

R$

24

R$

FOLHA DE PAGAMENTO

Município - MT, ________/_______/_______

_________________________________

Assinatura do Coordenador

ANEXO XI

RELATÓRIO DO COORDENADOR LOCAL- MÊS DE MARÇO

Realizar processo seletivo para alfabetizadores do Programa Mais MT Muxirum para no mínimo 10 turmas.

Indicar o quantitativo de turmas:

(      )  campo

(      ) urbana

Cadastrar os estudantes no sistema Muxirum.

Indicar o quantitativo:

(      )  turmas

Ter disponibilidade de participar de formação continuada:

(     )  sim

(     )  não

Ter disponibilidade de organizar junto à secretaria municipal a logística para formação (local, materiais didáticos/papelaria para desenvolver as oficinas pedagógicas e alimentação).

(  )  sim

(  )  não

OBSERVAÇÕES

'

(Nome do município) - MT, __________/_________ /2022

Assinatura do coordenador Local: __________________________________________________

___________________________________________

Assinatura do Secretário Municipal de Educação

ANEXO XII

FICHA DE CADASTRO DO FIPLAN

CADASTRO FIPLAN

Nome Completo:

CPF:

RG:                                                                  UF:

Data de Nascimento

Telefone:  

Endereço

Bairro:

Município

CEP:

Categoria :     Colaborador Eventual

Ramo de Atividade   Bolsista

Dados Bancários :

Banco:  

Agência                                           Conta Corrente: