Aguarde por favor...

PORTARIA Nº 1.275/2023/GS/SEDUC/MT

Estabelece diretrizes para realização da Avaliação Somativa do Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso (AvaliaMT).

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, que lhes conferem o artigo 71 da Constituição do Estado de Mato Grosso, de 1989, e o artigo 20 da Lei Complementar nº 612, de 28 de janeiro de 2019;

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

Considerando a Lei Complementar nº 746, de 25 de agosto de 2022, que estabelece normas relativas ao cálculo dos Índices de Participação dos Municípios do Estado de Mato Grosso no produto da arrecadação do ICMS - IPM/ICMS, e dá outras providências.

RESOLVE:

Art. 1º Estabelecer, na forma desta Portaria, as diretrizes para a realização da Avaliação Somativa, que compõe o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Mato Grosso (AvaliaMT).

Parágrafo único A SEDUC/MT realizará a Avaliação Somativa, do Avalia MT, em regime de colaboração com os municípios.

Art. 2º O Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Mato Grosso - AvaliaMT é um sistema de avaliação externa em larga escala, composto por um conjunto de avaliações e instrumentos para a Educação Básica aplicados, periodicamente, e tem como objetivos:

I - Desenvolver Indicadores Educacionais;

II - Monitorar o processo de ensino e aprendizagem da Redes Públicas de Ensino;

III - Articular ações cooperativas e colaborativas entres Redes Estadual e Municipais;

IV - Avaliar habilidades e competências, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e o Documento de Referência Curricular para o estado de Mato Grosso.

Art. 3º A Avaliação Somativa-AvaliaMT objetiva diagnosticar e monitorar o desempenho escolar ao final de etapas de escolarização.

Art. 4º Será utilizada, para a Avaliação Somativa-AvaliaMT, a matriz de referência constante no Anexo II.

Art. 5º A Avaliação Somativa-Avalia MT destina-se às escolas públicas (rede estadual e municipal) que ofertam os 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, com estudantes regularmente matriculados nestas respectivas turmas.

Art. 6º A base de dados oficial, utilizada para a Avaliação Somativa-Avalia MT, no ano de 2023, seguirá a metodologia:

I - Rede Estadual - Turmas do 2º ano do ensino fundamental - será utilizada a base de dados extraída dos resultados preliminares do Censo Escolar 2023, disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa - Anísio Teixeira).

II - Rede Estadual - Turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio - será utilizada a base de dados do SigEduca, disponibilizada pela equipe do Núcleo do Censo Escolar - Seduc-MT.

III - Rede Municipal - Turmas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental - será utilizada a base de dados extraída dos resultados preliminares do Censo Escolar 2023, disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa - Anísio Teixeira).

Parágrafo único: As turmas da rede estadual referenciadas no inciso II não são contabilizadas no cálculo do coeficiente de participação da educação do ICMS.

Art. 7º As Secretarias Municipais de Educação devem informar, no Termo de Participação das Escolas Indígenas, as unidades escolares que ofertam, especificamente, a educação indígena e que participarão da Avaliação Somativa 2023. O referido termo deve ser assinado e carimbado pelo (a) Secretário(a) Municipal de Educação e encaminhado para a coordenação regional da Avaliação Somativa.

Art. 8º As matrículas das escolas indígenas que não forem indicadas como público da Avaliação Somativa serão deduzidas para fins de cálculo do coeficiente de participação da educação do ICMS.

Parágrafo único: As unidades escolares não indígenas que atendem, em sala anexa, turmas da educação indígena, não terão o número de matrículas dessas salas deduzido no cálculo do coeficiente de participação da educação do ICMS.

Art. 9º O período de aplicação da Avaliação Somativa será de 06 a 17 de novembro de 2023. O agendamento da aplicação será organizado pela Coordenação Regional e Municipal da Avaliação, podendo haver reagendamento, caso seja de interesse da administração pública.

Art. 10 O Índice Municipal de Qualidade da Educação - IMQE - de cada município será calculado com base nos resultados da Avaliação Somativa dos estudantes do 2° ano e do 5° ano do Ensino Fundamental, matriculados na rede municipal, e nas taxas de aprovação dos cinco primeiros anos desta etapa de ensino, conforme o Art. 9º da Lei Complementar nº 746, de 25 de agosto de 2022.

§ 1º O índice de participação dos municípios mato-grossenses no ICMS Educação é a razão entre o Índice Municipal de Qualidade da Educação - IMQE de cada município, ponderado pela taxa de municipalização, por indicador socioeconômico dos alunos e pelo número de estudantes matriculados nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, e o somatório dos IMQE ponderados de todos os municípios mato-grossenses, apurados pela Secretaria de Estado de Educação - SEDUC.

§ 2º Os padrões de desempenho - abaixo do básico, básico, proficiente e avançado - dos estudantes serão definidos por meio de valores numéricos, posicionados numa escala de proficiência, de acordo com os quadros abaixo:

Quadro 1 - Desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental - Escala de Alfabetização [0 a 1000]

Abaixo do Básico

Básico

Proficiente

Avançado

Língua Portuguesa

Até 400

401 a 500

501 a 600

601 ou mais

Matemática

Até 350

351 a 450

451 a 550

501 ou mais

Quadro 2 - Desempenho dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental - Escala do SAEB    [0 a 500]

Abaixo do Básico

Básico

Proficiente

Avançado

Língua Portuguesa

Até 150

151 a 200

201 a 250

251 ou mais

Matemática

Até 175

176 a 225

226 a 300

301 ou mais

§ 3º O Índice Socioeconômico dos Estudantes - ISE será calculado por meio da Teoria de Resposta ao Item - TRI, sendo que no Anexo I, desta portaria, são descritas as premissas metodológicas do cálculo do ISE. O Indicador Socioeconômico (ISE) sintetiza informações relacionadas à renda, trajetória escolar e aprendizagem dos estudantes. A medida será estimada por meio de questionário contextual aplicado aos estudantes do 5° ano do ensino fundamental.

Art. 11 Os resultados divulgados para atendimento à Lei Complementar Nº 746, de 25 de agosto de 2022 e Decreto Nº 1.514, de 04 de novembro de 2022, poderão ter recursos interpostos, conforme cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ).

Art. 12 Revogar a portaria nº 788/2022/GS/SEDUC/MT.

Art. 13 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Cuiabá-MT, 09 de outubro de 2023.

Alan Resende Porto

Secretário de Estado de Educação

(Original assinado)

ANEXO I

DETALHAMENTO DO CÁLCULO DO ÍNDICE SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS (ISE).

O nível socioeconômico é um constructo latente, ou seja, ele não pode ser diretamente observado. Por essa razão, é preciso ter uma estratégia para levantar informações sobre características observáveis que revelem algo sobre essa dimensão. No âmbito da avaliação educacional, a forma usual de coletar estas informações se dá através da inclusão de perguntas nos questionários respondidos pelos estudantes que versam sobre bens, serviços e características dos domicílios. Essas perguntas consideram tanto os aspectos econômicos, quanto os aspectos sociais e culturais, o que permite criar o Índice Socioeconômico dos Estudantes (ISE), medida utilizada para representar numericamente a situação dos estudantes e de seus familiares.

O ISE é calculado por meio de modelos estatísticos que tem por base a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e tem sido utilizado em todas as análises empreendidas nos programas de avaliação sob a coordenação do CAEd/Universidade Federal de Juiz de Fora. A medida pode ser agregada por escola, para sintetizar as condições econômicas e sociais do público que frequenta aquela unidade.

Compõem o ISE os indicadores construídos com base nas informações sobre a escolaridade dos pais, bens e serviços que guarnecem o domicílio. Esses itens são relativamente estáveis nos questionários, mas alterações na distribuição deles na população fazem, por vezes, necessária a alteração dos instrumentos ou a desconsideração de indicadores específicos. As questões presentes no questionário de estudante do AvaliaMT que trazem as informações para a construção do ISE são as seguintes:

Sua mãe ou responsável feminina sabe ler ou escrever?

Até que série/ano sua mãe ou responsável feminina estudou?

Seu pai ou responsável masculino sabe ler ou escrever?

Até que série/ano seu pai ou responsável masculino estudou?

Quantas pessoas, incluindo você, moram na sua casa?

Alguém que mora com você recebe o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família)?

Quantos banheiros existem no local onde você mora?

Quantos quartos existem no local onde você mora?

Quantos automóveis (carro, caminhonete etc.) tem no local onde você mora?

Quantas motos tem no local onde você mora?

Quantos smartphones tem no local onde você mora?

Quantas televisões tem no local onde você mora?

Quantos computadores (notebook etc.) tem no local onde você mora?

Quantos vídeo games (X-box, PS4) tem no local onde você mora?

A casa onde você mora possui geladeira?

A casa onde você mora possui freezer separado da geladeira?

A casa onde você mora possui máquina de lavar roupa?

A casa onde você mora possui máquina de lavar louça?

A casa onde você mora possui forno micro-ondas?

A casa onde você mora possui aspirador de pó?

A casa onde você mora possui TV por assinatura?

A casa onde você mora possui acesso à internet?

Você possui um celular com acesso à internet?

Sem considerar livros didáticos, jornais e revistas, quantos livros existem em sua casa?

Como mencionado acima, a calibração dos itens e o cálculo do ISE são produzidos utilizando a TRI. Os modelos partem do princípio de que as opções de resposta dos itens são ordenadas e cumulativas, isto é, a classificação em um determinado nível implica em atender o necessário ao nível anterior e cumprir algo mais. Por exemplo, se em um item em que o avaliado responde sobre o número de automóveis que sua família possui a resposta é 2, implica que o nível anterior (um automóvel) foi atendido e ainda há um ganho em relação a esse nível anterior (outro automóvel). Essa diferenciação entre níveis pode ter um caráter tanto quantitativo como qualitativo. Por exemplo, pode ser questionado se o indivíduo possui computador em casa e a diferença entre os níveis seja: não possui, possui sem acesso à internet e possui com acesso à internet. Nesse caso, a característica de acesso à internet (e não a quantidade de computadores) torna-se o diferenciador que qualifica o nível como sendo superior ao outro.

A Figura 1 mostra as curvas características das categorias de resposta de um item de acordo com o modelo de resposta graduada. Na imagem temos a probabilidade cumulativa das categorias, isto é, a probabilidade do avaliado estar pelo menos em uma determinada categoria. Por exemplo, uma pessoa com ISE de 2,5 pontos tem, aproximadamente, 80% de probabilidade de ser classificada como pertencente à categoria 2 nesse item. Se avaliarmos a probabilidade desse mesmo indivíduo estar, pelo menos, na categoria 3 esse valor cai para, aproximadamente, 25%. Para as categorias acima, a probabilidade de que essa pessoa (com ISE 2,5) seja classificada em pelo menos uma delas é praticamente nula.

Figura 1: Curvas características das categorias de resposta

O item tem quatro curvas definidas, o que significa que ele tem cinco categorias de resposta. A categoria mais baixa não tem curva no gráfico porque toda resposta tem 100% de probabilidade de estar na pior das categorias, ou seja, qualquer resposta tem que ser classificada, no mínimo, como pertencente à categoria de menor gradação. A partir dos dados das respostas dos indivíduos, ao questionário, são calibrados os parâmetros dos itens. Esses parâmetros permitem ao modelo a definição das probabilidades dos indivíduos respondentes, para cada categoria, em cada item. Tomando o padrão de resposta do indivíduo e o conjunto de probabilidades para todos os itens, é feito o cálculo do índice para cada registro.

A apresentação dos parâmetros é feita conforme apresentado na Tabela 1. Para cada item, temos o número de categorias (opções de resposta), o parâmetro A (que indica a discriminação) e os parâmetros B’s (indicam o grau de “escassez”, ou “dificuldade”). O número de parâmetros B’s depende do número de opções de respostas ofertadas, por isso estão representadas de 1 a N na tabela.

Tabela 1 - Itens e estatísticas do índice socioeconômico dos estudantes

DESCRIÇÃO

Nº Cat.

Par: A

Par: B1

Par: B...

Par: BN

Sua mãe ou responsável feminina sabe ler ou escrever?

xx

xx

xx

xx

xx

Até que série/ano sua mãe ou responsável feminina estudou?

xx

xx

xx

xx

xx

...

xx

xx

xx

xx

xx

Quantos smarthphones tem no local onde você mora?

xx

xx

xx

xx

xx

Quantos televisores tem no local onde você mora?

xx

xx

xx

xx

xx

...

xx

xx

xx

xx

xx

A casa onde você mora possui acesso à internet?

xx

xx

xx

xx

xx

A medida resultante pode ser padronizada via transformações lineares, a depender dos usos pensados para a mesma. Pode ser padronizada para não apresentar valores negativos, ou pode ser padronizada para não ser preciso trabalhar com casas decimais. A fim de possibilitar a melhor compreensão dos significados da medida, podem ser criadas também faixas de nível socioeconômico usando, para tanto, as divisões considerando o desvio padrão, ou mesmo os quartis da distribuição. O Gráfico 1 ilustra a distribuição de um ISE hipotético em uma população de estudantes, as barras indicam os intervalos dos possíveis níveis, ficando a cor mais intensa na medida em que há evidências de mais alto nível socioeconômico.

Gráfico 1 - Índice socioeconômico dos estudantes

O ISE dos estudantes pode ser agregado para escolas, municípios, regionais e estado. Podem ser calculadas as médias ou os percentuais em cada um dos níveis do índice, e estes valores podem servir como indicadores que representam o nível socioeconômico médio. As médias e percentuais nos níveis podem ser cotejados entre os diferentes locais ou entidades, dando uma ideia sobre a posição relativa. Por exemplo, um ISE médio significativamente maior que o do estado, pode dar a ideia de que um município, ou escola, atende a um público com nível socioeconômico relativamente mais alto que o da maioria.

ANEXO II

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Avalia MT

2º ano do Ensino Fundamental

Descritor

                                             Descrição Habilidade

D01

Relacionar elementos sonoros das palavras com sua representação escrita.

D02

Ler palavras.

D03

Ler frases.

D04

Localizar informações explícitas em textos.

D05

Reconhecer a finalidade de um texto.

D06

Inferir o assunto de um texto.

D07

Inferir informações em textos verbais.

D08

Inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal.

Matriz de Referência de Matemática - Avalia MT

2º ano do Ensino Fundamental

Descritor

                                                Descrição Habilidade

D01

Reconhecer o que os números naturais indicam em diferentes situações: quantidade, ordem, medida ou código de identificação.

D02

Identificar a posição ordinal de um objeto ou termo em uma sequência (1º, 2º etc.).

D03

Escrever números naturais de até 3 ordens em sua representação por algarismos ou em língua materna ou associar o registro numérico de números naturais de até 3 ordens ao registro em língua materna.

D04

Comparar ou ordenar quantidades de objetos (até 2 ordens).

D05

Comparar ou ordenar números naturais de até 3 ordens com ou sem suporte da reta numérica.

D06

Identificar a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 3 ordens.

D07

Calcular o resultado de adições ou subtrações, envolvendo números naturais de até 3 ordens.

D08

Compor ou decompor números naturais de até 3 ordens por meio de diferentes adições.

D09

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 3 ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar ou retirar.

D10

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão (por 2, 3, 4 ou 5), envolvendo números naturais, com os significados de formação de grupos iguais ou proporcionalidade (incluindo dobro, metade, triplo ou terça parte).

D11

Analisar argumentações sobre a resolução de problemas de adição, subtração, multiplicação ou divisão envolvendo números naturais.

D12

Identificar a classificação ou classificar objetos ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

D13

Inferir ou descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência de números naturais apresentam.

D14

Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras.

D15

Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras.

D16

Identificar a localização ou a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis, etc.).

D17

Reconhecer/nomear figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

D18

Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).

D19

Descrever ou esboçar o deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas.

D20

Comparar comprimentos, capacidades ou massas ou ordenar imagens de objetos com base na comparação visual de seus comprimentos, capacidades ou massas.

D21

Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não ou medir comprimento, capacidade ou massa de objetos.

D22

Identificar a medida do comprimento, da capacidade ou da massa de objetos, dada a imagem de um instrumento de medida.

D23

Reconhecer unidades de medida e/ou instrumentos utilizados para medir comprimento, tempo, massa ou capacidade.

D24

Identificar sequência de acontecimentos relativos a um dia.

D25

Identificar datas, dias da semana ou meses do ano em calendário ou escrever uma data, apresentando o dia, o mês e o ano.

D26

Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos.

D27

Determinar a data de início, a data de término ou a duração de um acontecimento entre duas datas.

D28

Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento.

D29

Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro.

D30

Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “certos” ou “impossíveis”.

D31

Ler/identificar ou comparar dados estatísticos ou informações expressas em tabelas (simples ou de dupla entrada).

D32

Ler/identificar ou comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples, colunas simples ou pictóricos).

D33

Representar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples, colunas simples ou pictóricos).

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Avalia MT

5º ano do Ensino Fundamental

Descritor

                                                Descrição Habilidade

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D03

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D04

Inferir uma informação implícita em um texto.

D06

Identificar o tema de um texto.

D11

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D05

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D09

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D15

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D02

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D07

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D08

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D12

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

D13

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D14

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

D10

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matriz de Referência de Matemática - Avalia MT

5º ano do Ensino Fundamental

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D02

Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

D03

Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.

D04

Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).

D05

Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

D06

Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

D07

Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.

D08

Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

D09

Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

D10

Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

D11

Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

D12

Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

D13

Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

D14

Identificar a localização de números naturais na reta numérica.

D15

Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

D16

Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.

D17

Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

D18

Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

D19

Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

D20

Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

D21

Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.

D22

Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

D23

Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

D24

Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

D25

Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.

D26

Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

D27

Ler informações e dados apresentados em tabelas.

D28

Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Avalia MT

9º ano do Ensino Fundamental

Descritor

                                                Descrição Habilidade

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D03

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D04

Inferir uma informação implícita em um texto.

D06

Identificar o tema de um texto.

D14

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D05

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D12

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D20

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D21

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

D02

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D07

Identificar a tese de um texto.

D08

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

D09

Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

D10

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D11

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D15

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

D16

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D17

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

D18

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

D19

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

D13

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matriz de Referência de Matemática - Avalia MT

9º ano do Ensino Fundamental

Descritor

                                           Descrição Habilidade

D01

Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D02

Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações.

D03

Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

D04

Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.

D05

Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

D06

Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.

D07

Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.

D08

Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

D09

Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.

D10

Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

D11

Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

D12

Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

D13

Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

D14

Resolver problema envolvendo noções de volume.

D15

Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.

D16

Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.

D17

Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

D18

Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D19

Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D20

Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D21

Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

D22

Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

D23

Identificar frações equivalentes.

D24

Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.

D25

Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D26

Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D27

Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.

D28

Resolver problema que envolva porcentagem.

D29

Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.

D30

Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

D31

Resolver problema que envolva equação do 2º grau.

D32

Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).

D33

Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.

D34

Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.

D35

Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1º grau.

D36

Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D37

Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Avalia MT

3º ano do Ensino Médio

Descritor

                                                Descrição Habilidade

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D03

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D04

Inferir uma informação implícita em um texto.

D06

Identificar o tema de um texto.

D14

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D05

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D12

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D20

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D21

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

D02

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D07

Identificar a tese de um texto.

D08

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

D09

Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

D10

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D11

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D15

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

D16

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D17

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

D18

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

D19

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

D13

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matriz de Referência de Matemática - Avalia MT

3º ano do Ensino Médio

Descritor

                                            Descrição Habilidade

D01

Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.

D02

Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais.

D03

Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas.

D04

Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema.

D05

Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente).

D06

Identificar a localização de pontos no plano cartesiano.

D07

Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta.

D08

Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação.

D09

Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas.

D10

Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências.

D11

Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

D12

Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

D13

Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).

D14

Identificar a localização de números reais na reta numérica.

D15

Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.

D16

Resolver problema que envolva porcentagem.

D17

Resolver problema envolvendo equação do 2º grau.

D18

Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela.

D19

Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau.

D20

Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos.

D21

Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto.

D22

Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a fórmula do termo geral.

D23

Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de 1º grau por meio de seus coeficientes.

D24

Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico.

D25

Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau.

D26

Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau.

D27

Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial.

D28

Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial.

D29

Resolver problema que envolva função exponencial.

D30

Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente) reconhecendo suas propriedades.

D31

Determinar a solução de um sistema linear associando-o à uma matriz.

D32

Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou combinação simples.

D33

Calcular a probabilidade de um evento.

D34

Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D35

Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.