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PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2016

EDITAL 005

A Comissão de Seleção de Pessoal da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Sapezal, Estado do Mato Grosso, no uso das atribuições legais, RESOLVE:

T O R N A R  P Ú B L I C O

O resultado da interposição de recursos das provas Escritas, Práticas e de Títulos, conforme abaixo:

Resposta ao recurso do candidato: ALEXANDRE AUGUSTO NEGRÃO GROSSI

CARGO: TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O CANDIDATO REQUER POR ESTA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS AS SEGUINTES ALTERAÇÕES NA PROVA OBJETIVA:

QUESTÃO NÚMERO 1 - SEJA REFORMULADA A RESPOSTA DA LETRA “C” PARA A LETRA “D” OU QUE ESSE CANDIDATO SEJA ATENDIDO NA SUA PRETENSÃO DE CORREÇÃO, SEGUINDO SUA ANÁLISE.

ARGUMENTOS:

QUESTÃO NÚMERO DE 1, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

ACRESCENTAR OPÇÃO IV EM CONCORDÂNCIA COM O TEXTO.

IV - A BELEZA ENSINA A ENTENDER OS MISTÉRIOS DA VIDA.

O GABARITO APONTA APENAS A TERCEIRA OPÇÃO DE RESPOSTAS COMO CORRETA (LETRA C), MAS CERTAMENTE ESTÁ TAMBÉM CORRETA A OPÇÃO 4, (LETRA “D”), UMA VEZ, QUE ALUDE O TEXTO SOBRE QUE A VERDADEIRA BELEZA, É A BELEZA DA VERDADE QUE SE REVELA (5º PARÁGRAFO, LINHA 2). A BELEZA DESCRITA AQUI, NÃO SE TRATA DE OBRAS OU ASPECTOS EXTERIORES -

“Não há na realidade, nem estilo belo, nem desenho belo, nem cor bela.”

TRATA-SE DA BELEZA, POR UMA MANIFESTAÇÃO INTERIOR VERDADEIRA -

“Existe apenas uma beleza, a beleza da verdade que ser revela”.

ORA, A VERDADE QUE SE REVELA É ATÉ O MOMENTO DA SUA MANIFESTAÇÃO UM MISTÉRIO. NÃO SE TRATA DE MISTÉRIO DE FORMA TOTAL E GERAL, QUE SERIA “O MISTÉRIO”. TRATA-SE DOS MISTÉRIOS QUE A VIDA ENSINA E NOS AJUDA A PERCEBER, A SENTIR, A SER E A VIVER EM PLENITUDE DE MOMENTOS COMO ALUDE O TEXTO. O ÚLTIMO PARÁGRAFO REFORÇA POR COMPLETO O ITEM QUE ASSEGURA A ALTERAÇÃO DA QUESTÃO

_ “Essa auto-revelação da vida expande nossa sensibilidade, nossa inteligência, nossa capacidade de amar e de sofrer, de aprender (sabedoria) que também é uma grande lição não entender o mistério, não querer esgotar a inesgotabilidade da realidade. Não esgotá-la, mas por ela ser invadido”.

COMO ALUDE O PARÁGRAFO, O ALTO - REVELAÇÃO DA VIDA EXPANDE A BELEZA VERDADEIRA, OU SEJA, OS MISTÉRIOS DA VIDA SÃO REVELADOS, TAIS COMO: A CAPACIDADE DE AMAR, DE SOFRER, DE COMPREENDER. REVELAR É DESVENDAR O MISTÉRIO, NESSE CASO, A AUTO - REVELAÇÃO, ESTÁ TAXATIVAMENTE INDICANDO QUE SÃO MISTÉRIOS DA VIDA, A BELEZA INTERIOR E QUE ESTÃO SENDO REVELADOS, COMO DIZ O ITEM IV DA QUESTÃO 1.

Feita a análise do recurso do candidato no que se refere a alternativa D, no entanto, a pergunta elaborada é centrada de acordo com o texto. Assim todo o foco da interpretação está em elementos expostos no texto, na textualidade a qual resulta de uma operação de textualização, sendo “o evento final resultante das operações produzidas nesse processamento de elementos multiníveis e multissistemas”. Ou seja, o conceito remete às construções dos sentidos decorrentes do encadeamento dos elementos linguísticos formais dispostos no interior do texto. Deste modo, não há possibilidade de considerarmos a alternativa D, a qual menciona o candidato, pois a interpretação textual que foi solicitada a todos os candidatos era somente de acordo com o texto, e o mesmo não apresenta em nenhuma parte que a beleza ensina a entender os mistérios da vida. Seus argumentos seriam justificados caso a pergunta mencionasse para que fosse feita inferências textuais, ou seja, abordasse as questões subjetivas ao texto.

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à manutenção do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

QUESTÃO NÚMERO 4 - CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ACRESCENTAR A LETRA “B” COMO INCORRETA OU A MAIS INCORRETA.

4- No primeiro dia criança na instituição, a atenção do TDI deve estar voltada para ela de maneira especial. Considerando as orientações existentes, no referencial curricular para a educação infantil (rcnei), assinale a afirmativa incorreta.

INICIALMENTE, AO FORMULAR A QUESTÃO NÚMERO 4, A BANCA ENFATIZA A ATENÇÃO ESPECIAL À CRIANÇA (4 - No primeiro dia criança na instituição, a atenção do TDI deve estar voltada para ela de maneira especial.), O QUE JÁ SE TORNA MOTIVO MAIS QUE SUFICIENTE PARA A LETRA “B” SER ALENCADA COMO INCORRETA. POIS VEJA:

ITEM DA PROVA QUESTÃO NÚMERO 4

B - “Este período exige muita habilidade, por isso o técnico de desenvolvimento infantil necessita de apoio e acompanhamento, especialmente do diretor e membros da equipe técnica, uma vez que ele também está sofrendo um processo de adaptação.”

A LETRA “B” ESTÁ EXATAMENTE NO OPOSTO DO COMANDO DA QUESTÃO. POIS APRESENTA COMO CENTRO DA ATENÇÃO, NÃO A CRIANÇA, MAS SIM O TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

EXISTE OUTRO MOTIVO PARA MARCAR A LETRA “B” COMO A MAIS INCORRETA DA QUESTÃO, POIS ATÉ ONDE PUDE ESTUDAR O ESTATUTO QUE REGI O DEVERES DO DIRETOR COMO UM TODO, EM NENHUM LUGAR SEJA POR LEI, OU DECRETO, FAZ REFERENCIA AO DIRETOR NAS ATRIBUIÇÕES, ACOMPANHAR DE FORMA ESPECIAL O TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

DA MESMA FORMA, TUDO QUE TANGE AS RESPONSABILIDADES DO TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO DE FORMA ESPECIAL DO DIRETOR, COMO SEGUE ABAIXO:

A LEI 5.956 DE 26 DE JUNHO DE 2015 DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS UNIDADES EDUCACIONAIS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CUIABÁ.

Resposta de interposição de recurso do candidato no referente a questão n°4, do teste Seletivo 001/2016, a pergunta foi elaborada de acordo com os princípios que rege o (RCNEI), Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, deste modo, no que se refere ao função do professor e do administrador educacional é a de facilitar o processo do desenvolvimento humano. Assim, quando menciona que o técnico de desenvolvimento infantil necessita de acompanhamento refere-se a este processo facilitador entre ambos: criança, professor e técnico de desenvolvimento infantil.

No referente a letra B, em considerá-la correta é improvável pois,  afirma que se deve deixar a criança chorar até ser vencida pelo esgotamento físico ou emocional, parando de chorar. Alguns acreditam que, se derem muita atenção e as pegarem no colo, as crianças se tornarão manhosas, deixando-as chorar. Essa experiência deve ser evitada. Deve ser dada uma atenção especial às crianças, nesses momentos de choro, pegando no colo ou sugerindo-lhes atividades interessantes.

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à manutenção do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

QUESTÃO NÚMERO 8 - SEJA REFORMULADA A RESPOSTA DA LETRA “B” PARA A LETRA “A” OU QUE ESSE CANDIDATO SEJA ATENDIDO NA SUA PRETENSÃO DE CORREÇÃO, SEGUNDO SUA ANÁLISE.

Resposta de interposição de recurso do candidato referente a questão n°8, do teste Seletivo 001/2016, a pergunta foi elaborada de acordo com os princípios que rege o (RCNEI), Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, deste modo, no que se refere ao ambiente institucional, na página 67. O ambiente de cooperação e respeito entre os profissionais e entre esses e as famílias favorece a busca de uma linha coerente de ação. Respeito às diferenças, explicitação de conflitos, cooperação, complementação, negociação e procura de soluções e acordos devem ser à base das relações entre os adultos. Em se tratando de crianças tão pequenas, a atmosfera criada pelos adultos precisa ter um forte componente afetivo. As crianças só se desenvolverão bem, caso o clima institucional esteja em condições de proporcionar-lhes segurança, tranqüilidade e alegria. Deste modo, proporcionando o desenvolvimento da auto-estima da criança.

Adultos amigáveis, que escutam as necessidades das crianças e observam de forma cuidadosa, com afeto, atendem a elas, constituem-se em um primeiro passo para criar um bom clima. As crianças precisam ser respeitadas em suas diferenças individuais, ajudadas em seus conflitos por adultos que sabem sobre seu comportamento, entendem suas frustrações, possibilitando-lhes limites claros. Os adultos devem respeitar o desenvolvimento das crianças e encorajá-las em sua curiosidade, valorizando seus esforços.

E ainda no referente a letra C, da questão n°8 é falsa, pois no ambiente educacional não há espaço para autoritarismo conforme afirma a questão.

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à manutenção do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

Resposta ao recurso da candidata: APARECIDA DIAS GARCIA

CARGO: PEDAGOGO

A candidata pede revisão da pontuação dos títulos e também a revisão da questão 01.

Resposta a interposição de recurso do processo Seletivo  001/2016, assim foi refeita a conferência dos títulos em que a mesma apresenta pós-graduação. Deste modo, a pontuação da candidata passa de 4,20 para 5,20 mudando assim sua colocação para 32°.

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à alteração do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

Resposta ao recurso da candidata: Maria Eunice Dos Santos

CARGO: Técnico em Desenvolvimento Infantil

A candidata pedi revisão da prova, Resposta a interposição de recurso do processo Seletivo  001/2016. Deste modo foi feito a revisão da prova. No entanto observou-se que a candidata marcou duas questões erradas sendo:        Questão 01 marcou - D, RESPOSTA CORRETA -C

Questão 06 marcou - A, RESPOSTA CORRETA -B

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à manutenção do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

Resposta ao recurso da candidata: Elaine Aparecida da Silva

CARGO: Merendeira

Resposta a interposição de recurso do processo Seletivo 001/2016, a candidata pede revisão da prova do processo Seletivo alegando que sua nota está errada. Deste modo foi feita a conferência do gabarito e observou que houve um erro na digitação do resultado. Passando assim da nota 2,0 para 9,0.

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à alteração do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

Resposta ao recurso da candidata: Ana Paula de Campos

CARGO: Técnico em Desenvolvimento Infantil

Resposta a interposição de recurso do processo Seletivo 001/2016, a candidata pede revisão da prova do processo Seletivo alegando que sua nota está errada. Deste modo foi feita a conferência do gabarito e observou que houve um erro na digitação do resultado. Passando assim da nota 8,0 para 9,0.

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à alteração do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

Resposta ao recurso da candidata: Geovane de Andrade Silva

CARGO: Vigia

Resposta a interposição de recurso do processo Seletivo 001/2016, a candidata pede revisão da prova do processo Seletivo alegando que sua nota está errada. Deste modo foi feita a conferência do gabarito e observou que o candidato não assinou o gabarito. Conforme o Edital a falta de assinatura gera a desclassificação do candidato.

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à  manutenção do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

Resposta ao recurso da candidata: Veridiana Borges da Silva

CARGO: Técnico em Desenvolvimento Infantil

Resposta a interposição de recurso do processo Seletivo 001/2016, a candidata pede revisão da prova do processo Seletivo alegando que sua nota está errada. Deste modo foi feita a conferência do gabarito e observou que o candidato não assinou o gabarito. Conforme o Edital a falta de assinatura gera a desclassificação do candidato.

Após estes esclarecimentos, o parecer final da Comissão Organizadora é favorável à manutenção do resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

Sapezal, 16 de Fevereiro de 2016.

Jeanine Danusa Mayer

Presidente da Comissão de Seleção da SEMECE

Portaria nº 052/2016