Aguarde por favor...

CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES AÉREAS - CIOPAER

EDITAL N° 001/SESP/CIOPAER/2024 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE OPERADOR AEROTÁTICO - COA

“TRIPULANTE OPERACIONAL MULTIMISSÃO - 6º TOMM”

O Secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, considerando a necessidade premente de qualificar e capacitar Policiais Militares, Policiais Civis e Bombeiros Militares para missões inerentes às atividades aéreas nos aspectos táticos, técnicos, doutrinários e legais, para integrar o Centro Integrado de Operações Aéreas, torna público que estão abertas as inscrições, nas condições estabelecidas neste edital, para o processo Seletivo ao Curso de Operador Aerotático - 6° Curso de Tripulante Operacional Multi-Missão - TOMM.

1.   REFERÊNCIAS LEGAIS

1.1.   Constituição Federal 1988, Art. 144 - § 4º e § 5º

1.2.   Lei Complementar n° 407, de 01/07/2010

1.3.   Lei Complementar n° 408, de 01/07/2010

1.4.   Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 90 EMD nº01 (RBAC 90)

2.   VAGAS

2.1.      Serão ofertadas 30 (trinta) vagas, assim distribuídas:

Instituição

Vagas

Polícia Militar

10

Corpo de Bombeiros Militar

05

Polícia Judiciária Civil

05

Unidades de Aviação de Segurança Pública da Federação (PM, BM, PC, PF, PRF) e FFAA

05

CIOPAer (público interno)

05

3.  FASES DO PROCESSO SELETIVO

Fase

Descrição

Situação

1ª FASE

Inscrição

Apto/Inapto

2ª FASE

Teste de Aptidão Física - TAF -

Apto/Inapto

3ª FASE

Teste de Aptidão Específica - TAE

Apto/Inapto

Com exceção da inscrição, que não é classificatória, sendo apenas uma fase para garantir o ingresso na seletiva as demais fases são classificatórias, com índices mínimos a serem atingidos, nos quais abaixo desse, o certame se torna eliminatório e o candidato somente poderá seguir para a próxima fase se for considerado apto na fase anterior. Para fins de classificação geral, os índices alcançados na 2ª e 3ª Fases, conforme tabelas vigentes nos anexos III e IV, servirão como parâmetro para estabelecer a classificação.

3.1.     1ª FASE: INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas preenchendo a Ficha Individual de Inscrição (Anexo IV) e enviando para o e-mail 6tommciopaer@gmail.com e ainda de forma presencial no Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAer, no período de 25 de março de 2024 a 05 de abril de 2024, em horário de expediente.

3.1.1. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

I - Ser praça da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, investigador ou escrivão de Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso;

II - Para candidatos que não estão lotados no CIOPAer, ter ingressado nas fileiras das respectivas instituições elencadas neste edital, a partir do ano de 2008 (para os candidatos das instituições de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso) e ter concluído o curso de formação das suas respectivas intuições 36 (trinta e seis) meses até antes do encerramento das inscrições para este processo seletivo.

III - Possuir conceito favorável do comande imediato ou chefe;

IV - Não estar condenado à pena de suspensão do cargo ou função, prevista na legislação brasileira;

V - Não se encontrar em licença para tratamento de interesse particular ou de saúde;

VI - Não ter sofrido pena restritiva de liberdade, por sentença transitado em julgado, durante o período correspondente a pena, mesmo quando beneficiado por livramento condicional;

VII - Não ter sido apenado, com sentença transitado em julgado, mesmo que obtenha “sursis”;

VIII - Se praça, encontrar-se classificada, no mínimo, no comportamento “BOM”;

IX - Não estar submetido a conselho de disciplina;

X - Ter concluído o ensino médio;

XI - Não ter sido punido mais de uma vez por transgressão disciplinar de natureza grave, nos últimos 02 (dois) anos, contados até a data da inscrição;

XII - Não estar na condição de desertor, desaparecido ou extraviado.

XIII - Ser detentor de Carteira Nacional de Habilitação, com no mínimo a categoria “B”

3.1.2. DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

3.1.2.1.    Ficha Individual de Inscrição (Anexo V), devidamente preenchida e assinada com foto 3x4 recente;

3.1.2.2.    Cópia do documento de identificação funcional;

3.1.2.3.    Extrato de Alterações (servidores militares);

3.1.2.4.    “Carta” de apresentação e avaliação pelo chefe imediato (servidores civis);

3.1.2.5.    Cópia da Carteira Nacional de Habilitação, com no mínimo a categoria “B”;

3.1.2.6.    Comprovante de escolaridade.

3.1.2.7.    Exames de Eletrocardiograma com laudo, Ecocardiograma com laudo, Teste Ergométrico com laudo e Hemograma Completo.

Caso algum candidato não preencher os requisitos da fase de inscrição, não poderá seguir com sua participação na fase posterior, estando INAPTO.

3.2.     2ª FASE: TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF

Para os candidatos aptos na 1ª Fase - Inscrição, estes serão submetidos ao TAF, composto pelas seguintes provas: barra fixa, corrida de 40 segundos, abdominal remador e corrida de 12 minutos, conforme Anexo II.

Para a participação nessa fase, o candidato deverá apresentar atestado médico que comprove a capacidade de fazer atividade física de alto desempenho, válido e expedido por profissional de saúde inscrito no Conselho Regional de Medicina - CRM;

3.3.     3ª FASE: TESTE DE APTIDÃO ESPECÍFICA - TAE

Para os candidatos aptos na Fase do Teste de Aptidão Física, serão submetidos ao TAE, composto pelas seguintes provas: 1. Salto de Plataforma de 7,5 metros; 2. Natação 200 metros; 3. Subida na Corda (vertical); 4. Apneia Dinâmica Horizontal (25 metros) e 5. Flutuação com Uniforme (30 minutos); 6. Prova de nós e amarrações, 7. Tiro com arma curta; conforme Anexo III.

4.  CLASSIFICAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS

4.1.      Todos os candidatos considerados aptos nas três fases da seleção serão classificados em ordem decrescente conforme o resultado da 2ª Fase - Teste de Aptidão Física (TAF) e 3ª Fase - Teste de Aptidão Específica (TAE), respeitado o número de vagas disponíveis, conforme edital.

4.2.      Em caso de empate, terá a preferência o candidato com maior tempo de efetivo serviço.

4.3.      Vagas remanescentes: em se constatando o não preenchimento das vagas destinadas por instituição, esta passa ser uma vaga remanescente, que será preenchida pelo candidato classificado imediatamente seguinte, não importando a instituição a qual pertença o candidato.

4.4.      Será desclassificado, portanto considerado “INAPTO” no processo seletivo o candidato que: 1. Deixar de apresentar algum documento previsto no edital; 2. Faltar ou chegar atrasado para a realização de qualquer uma das fases; 3. Não concluir qualquer um dos testes ou não atingir os índices exigidos.

5.  MATRÍCULA

A classificação final será por instituição, obedecendo a quantidade de vagas disponíveis, conforme redação do item 2.1 do presente edital, e dará aos candidatos classificados dentro do quantitativo de vagas disponíveis, a prioridade de matrícula no COA - “6° TOM-M”, desde que mantenham as condições exigidas neste edital. Em caso de não preenchimento das vagas pelas instituições a vaga remanescente será ofertada ao candidato com melhor nota na classificação geral da seletiva.

Para a matricula, o candidato deverá entregar o oficio de apresentação do seu comandante ou chefe imediato, via SIGADOC.

6.  DA TRANSFERENCIA

Após a conclusão do curso, o Operador Aerotático recém formado será transferido para o CIOPAer, para compor o quadro de servidores da unidade.

Obedecendo a classificação final, onde, os melhores classificados definem a sua lotação, sendo na base de Várzea Grande (sede) ou Gerência de Sorriso, sendo que um quantitativo mínimo de 20% (vinte por cento) dos formados será obrigatoriamente empregado na Gerência de Sorriso

7.  COMISSÃO ESPECIAL DE SELEÇÃO DO 6° TOMM

A Comissão Especial de Seleção do Curso de Operador Aerotático - “6° TOM-M” será composta pelos seguintes integrantes:

Ernesto Xavier de Lima Júnior - Ten Cel PM (Presidente)

Ricardo Tomas da Silva - Ten Cel PM (Membro)

Pedro Paulo Borges do Amaral - Ten Cel BM (Membro)

José Carlos de Almeida Júnior - Delegado PJC (Membro)

Alexssandro Marcondes Freitag- Maj PM (Membro)

O presidente da Comissão nomeará subcomissões para aplicação e avaliação dos testes.

8.  PRESCRIÇÕES DIVERSAS

8.1.      Os candidatos deverão ser dispensados do serviço e do expediente nos dias e horários dos testes do referido processo seletivo;

8.2.      As despesas decorrentes de deslocamentos, dentre outras, ocorrerão por conta de cada candidato durante o processo seletivo;

8.3.      Os recursos aos procedimentos ou resultados do presente edital deverão dar entrada à Comissão Especial de Seleção do COA - “6° TOM-M”, na forma de pedido de reconsideração de ato, com no máximo 24 (vinte e quatro) horas após resultado publicado.

8.4.      Os comandantes, chefes e diretores ao receberem este edital, deverão dar imediato conhecimento a todos os servidores que estiverem sob sua subordinação.

8.5.      Será terminantemente proibido o uso de qualquer suplemento, anabolizante e medicamento, durante o certame, bem como durante o período do curso propriamente dito desacompanhados de prescrição médica.

8.6.      Os casos omissos a este edital serão resolvidos em 1ª Instância pela Comissão Especial de Seleção do COA - “6° TOM-M”

ANEXO I

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DO PROCESSO SELETIVO COA - 6° TOMM

Data

Atividade

04 de março de 2024

Publicação do Edital do Processo Seletivo

25 de março a 05 de abril de 2024

Período de Inscrições - 1ª Fase

09 de abril de 2024

Publicação do Resultado da 1ª Fase - Inscrições e convocação para a 2ª Fase

17 e 18 de abril de 2024

Realização da 2ª Fase - Teste de Aptidão Física - TAF

22 de abril 2024

Publicação do Resultado da 2ª Fase - Teste de Aptidão Física - TAF e convocação para a 3ª Fase

29 abril a 01 de maio 2024

Realização da 3ª Fase Teste de Aptidão Específica - TAE

3 de maio de 2024

Publicação do Resultado da 3ª Fase - Teste de Aptidão Específica

10 de maio de 2024

Resultado Final do Processo Seletivo

13 a 17 de maio de 2024

Matrícula no COA - 6º TOMM

27 de maio de 2024

Apresentação dos candidatos aprovados no processo seletivo na base CIOPAer e início da semana administrativa

03 de junho de 2024

Aula Inaugural e início do COA

09 de agosto de 2024

Previsão de término do COA

ANEXO II

2ª Fase - TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF

O Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório e classificatório. Serão submetidos os candidatos aptos na 2ª Fase. O candidato que não completar qualquer um dos testes dentro do protocolo estabelecido, atendendo ainda às orientações do fiscal examinador, no tocante às condições de execução de cada prova, será eliminado do processo seletivo, composto pelos seguintes testes:

Ordem

Provas

Data

Local

1° TESTE

BARRA FIXA

17/04/2024

Complexo Esportivo Dom Aquino

Início às 7h30

2° TESTE

CORRIDA de 40 SEGUNDOS

3° TESTE

ABDOMINAL REMADOR (60 segundos)

18/04/2024

4° TESTE

CORRIDA 12 MINUTOS

PROTOCOLO DE REALIZAÇÃO DOS TESTES E ÍNDICES

Teste

Uniforme

BARRA FIXA

Calção, Camiseta, Tênis e meia

Condições de Execução

Posição Inicial: O candidato se postará abaixo da barra fixa e ao comando do avaliador deverá dependurar-se no aparelho com a pegada em pronação.

Execução: Masculino: com os cotovelos estendidos deverá iniciar o movimento de subida do corpo até ultrapassar seu arco mandibular (queixo) do nível da barra fixa e voltar à posição inicial com os cotovelos estendidos, completando o movimento.

Feminino: Deverá postar-se abaixo da barra fixa e através de meios auxiliares ou terceiros, tomar a posição em que o queixo fique próximo a barra, devendo ficar nesta posição durante o tempo que suportar, determinado em segundos, ficando bem caracterizado o emprego de força isométrica.

Posição de Repouso: dependurado na barra fixa com os braços estendidos, para candidatos do sexo masculino; para candidatas do sexo feminino, não há posição de repouso.

Erros mais frequentes

- Iniciar o movimento com a impulsão do salto;

- Não estender os cotovelos até a posição inicial, para movimentos subsequentes;

- Apoiar uma das pernas, ou ambas, nas colunas de sustentação do aparelho;

- Não ultrapassar seu arco mandibular (queixo) do nível da barra fixa;

Observações

- Teste será realizado através de uma única tentativa, sem direito a repetição.

- Teste de caráter eliminatório, caso o candidato não consiga atingir o número mínimo exigido.

- Teste de caráter classificatório, quando o candidato atingir ou ultrapassar a pontuação máxima exigida.

- Caso não execute o exercício corretamente não será considerada a contagem daquele movimento.

Índices

MASCULINO

FEMININO

Repetições

Pontos

Tempo    (segundos)

Pontos

3

1

31”

1

4

2

32”

2

6

3

33”

3

8

4

34”

4

10

5

35”

5

12

6

36”

6

14

7

 37”

7

16

8

39”

8

17

9

42”

9

18

10

45”

10

Teste

Uniforme

ABDOMINAL REMADOR

Calção, Camiseta, Tênis e meia

Condições de Execução

Posição Inicial: Colocar-se em decúbito dorsal com o corpo e braços completamente estendidos.

Execução: O teste é iniciado com as palavras "Atenção... Já!" e terminado com a palavra "Pare!". Através de contração muscular do abdômen se inclinará na posição sentado, flexionando simultaneamente os joelhos e realizar a passagem dos cotovelos pelos joelhos, retornando à posição inicial até tocar com as costas das mãos ao solo. O número de movimentos executados corretamente em 60 (sessenta) segundos será o resultado obtido.

Posição de Repouso: Não existe.

Erros mais frequentes

- Não ultrapassar os cotovelos pelos joelhos;

- Não tocar com as costas das mãos ao solo;

- Não esticar completamente as pernas para depois iniciar novo movimento;

- Parar durante a execução dos movimentos.

Observações

- Teste será realizado através de uma única tentativa, sem direito a repetição.

- Teste de caráter eliminatório, caso o candidato não consiga atingir o número mínimo exigido.

- Teste de caráter classificatório, quando o candidato atingir ou ultrapassar a pontuação máxima exigida.

- Caso não execute o exercício corretamente não será considerada a contagem daquele movimento.

Índices

MASCULINO

FEMININO

Repetições em 60”

Pontos

Repetições em 60”

Pontos

38

1

32

1

40

2

34

2

42

3

36

3

44

4

38

4

46

5

40

5

48

6

42

6

50

7

44

7

52

8

46

8

54

9

48

9

56

10

50

10

Teste

Uniforme

CORRIDA 40 SEGUNDOS

Calção, Camiseta, Tênis e meia

Condições de execução

O objetivo do teste é aferir indiretamente a potência anaeróbica, que será determinada pela distância máxima percorrida pelo avaliado dentro do tempo de 40 (quarenta) segundos.

Posição Inicial: Partirá da posição em pé, onde que o pé da frente não deverá ultrapassar a linha de partida.

Execução: Após comando, do sinal sonoro de apito, inicia simultaneamente a contagem pelo cronômetro, o candidato inicia a corrida até o decurso do tempo de 40 (quarenta) segundos, visando alcançar a distância que possibilite atingir a pontuação, conforme a tabela para o exercício em tela. Encerrado e com a ajuda de um auxiliar, determina-se o local e a distância percorrida dentro do tempo previsto na prova pelo avaliado, considerando o ponto de contato do último pé com o solo no momento do apito. Este teste deverá ser realizado individualmente em uma pista que possua demarcações de, no mínimo 05 (cinco) em 05 (cinco) metros, a partir da distância onde se inicia contagem da pontuação, conforme a tabela do teste. Os avaliados deverão ser alertados para não interromperem bruscamente a corrida, ao seu término;

Posição de Repouso: Não existe.

Erros mais frequentes

- Partir antes do comando do fiscal;

Observações

- Teste será realizado através de uma única tentativa, sem direito a repetição;

- Teste de caráter eliminatório, caso o candidato não consiga atingir a distância mínima exigida dentro do tempo a ser cronometrado, será considerado inapto;

- Teste de caráter classificatório, quando o candidato atingir a pontuação mínima, ou ultrapassar a pontuação máxima exigida.

Índices

MASCULINO

FEMININO

Distancia/Tempo 40’

Pontos

Distancia/Tempo 40’

Pontos

235 metros

1

190 metros

1

240 metros

2

195 metros

2

245 metros

3

200 metros

3

250 metros

4

205 metros

4

255 metros

5

210 metros

5

260 metros

6

215 metros

6

265 metros

7

220 metros

7

270 metros

8

225 metros

8

275 metros

9

230 metros

9

280 metros

10

235 metros

10

Teste

Uniforme

CORRIDA 12 MINUTOS

Calção, Camiseta, Tênis e meia

Condições de Execução

Posição Inicial: Partirá da posição em pé, onde que o pé da frente não deverá ultrapassar a linha de partida.

Execução: Após comando, iniciar a corrida em ritmo próprio, a cada vez que cruzar a linha de chegada será informado o número de voltas realizadas e o tempo decorrido. Com 11 (onze) minutos de teste será dado um silvo longo de apito. Com 12 (doze) minutos de teste será dado dois silvos longos de apito e o candidato deverá percorrer transversalmente a pista e diminuir o ritmo das passadas até a volta à calma, aguardando a liberação do avaliador.

Posição de Repouso: somente ao final do teste.

Erros mais frequentes

- Não atingir a distância mínima exigida para o teste.

Observações

- Teste será realizado através de uma única tentativa, sem direito a repetição.

- Teste de caráter eliminatório, caso o candidato não consiga atingir o número mínimo exigido.

- Teste de caráter classificatório, quando o candidato atingir ou ultrapassar a pontuação máxima exigida.

Índices

MASCULINO

FEMININO

Distância (metros)

Pontos

Distância (metros)

Pontos

2000

1

1700

1

2100

2

1800

2

2200

3

1900

3

2300

4

2000

4

2400

5

2100

5

2500

6

2200

6

2600

7

2300

7

2700

8

2400

8

2800

9

2500

9

2900

10

2600

10

ANEXO III

3ª Fase - TESTE DE APTIDÃO ESPECÍFICA - TAE

O Teste de Aptidão Específica (TAE), será de caráter eliminatório e classificatório: sendo submetidos à essa fase os candidatos aptos no Teste de Aptidão Física (TAF). O candidato que não completar qualquer uma das provas dentro do protocolo estabelecido, atendendo ainda às orientações do fiscal examinador, no tocante às condições de execução de cada prova, será eliminado do processo seletivo. O

Ordem de Realização

Provas

Data e hora

Local

1ª PROVA

SUBIDA VERTICAL NA CORDA

29/04/2024

08h00

Hangar do CIOPAer

2ª PROVA

PROVA DE NÓS E AMARRAÇÕES

Hangar do CIOPAer

3ª PROVA

TIRO COM ARMA CURTA

APMCV

4ª PROVA

SALTO DA PLATAFORMA

30/04/2024

08h00

Parque aquático UFMT

5ª PROVA

NATAÇÃO 200 METROS

Parque aquático UFMT

6ª PROVA

APNÉIA DINAMICA HORIZONTAL

01/05/2024

08h00

Clube Bombeiro Militar

7ª PROVA

FLUTUAÇÃO

1º Batalhão Bombeiro Militar

PROTOCOLO DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Prova

Uniforme

SUBIDA VERTICAL NA CORDA

CALÇA, CAMISETA, COTURNO

Tempo de Execução

Desempenho Mínimo Exigido

SEM TEMPO DE EXECUÇÃO

Subir no mínimo 04 (quatro) metros e no máximo 06 (seis) metros verticalmente na corda

Condições de Execução

Posição Inicial: Candidato em pé, empunhando a corda vertical com ambas as mãos na altura da face.

Execução: Masculino: O candidato deverá elevar seu corpo utilizando somente a força dos braços até ultrapassar a marca indicativa de 06 (seis) metros. Após atingir o objetivo o candidato poderá realizar a descida com auxílio dos pés.

Feminino: O candidato deverá elevar seu corpo utilizando a força dos braços até ultrapassar a marca indicativa de 06 (seis) metros, podendo obter ajuda dos pés. Após atingir o objetivo o candidato poderá realizar a descida com auxílio dos pés.

Posição de Repouso: Livre.

Erros mais frequentes

- Saltar no início para empunhar a corda para a subida;

- Não ultrapassar a marcação exigida com uma das mãos;

- Utilizar os pés como meio auxiliar.

Observações

Após ser dada a ordem de execução para a subida e o candidato não obter êxito na primeira tentativa, terá uma única nova chance para execução, somente após todos os candidatos concluírem a prova. Não realizando pela segunda vez a subida na corda, o candidato será automaticamente eliminado do processo de seleção, não podendo realizar as demais provas.

Índices

Masculino e Feminino

Altura

Pontos

Abaixo de 4 metros

inapto

De 4m até 5,99m

01

6 metros

10

Prova

Uniforme

NÓS E AMARRAÇÕES

CALÇA, CAMISETA, COTURNO

Tempo máximo de Execução

Desempenho Mínimo Exigido

02’ 30”

(dois minutos e trinta segundos)

Completar a prova dentro do tempo exigido executando os nós previstos, dentro dos padrões mínimos

Condições de Execução

Posição Inicial: em pé, o candidato se posicionará no início da pista;

Execução: em uma pista separada por cones ou divisor de fluxo, que terá ao solo 5 (cinco) cabos solteiros dispostos em fila, cada cabo terá um cartaz disposto à sua frente, com o nome do nó a ser confeccionado. Após sinal sonoro, dentro do tempo o candidato deve, em cada corda confeccionar um nó específico, que serão previamente selecionados pela comissão organizadora do processo seletivo. Nós estes que são os mais comumente utilizados nas operações de salvamento helitransportadas. Após a confecção de cada nó, o candidato deve soltar a corda e ao final da execução do último nó, ao soltar a corda o tempo será parado.

Erros mais frequentes

- Não executar a prova dentro do tempo previsto;

- Não executar os nós com um formato aceitável, não garantindo a segurança e eficiência do nó;

- Não soltar a corda após confeccionar o ultimo nó, o que mantém o cronômetro com a sua contagem aberta.

Observações

- O candidato terá apenas uma tentativa para a execução da prova;

- Após a publicação do edital, para que haja isonomia de condições entre os candidatos que vão realizar a seletiva, o CIOPAer promoverá para os candidatos interessados, oficinas de nós e amarrações com os operadores aerotáticos deste centro integrado;

- Para cada nó fora do padrão, acrescenta-se 0’25” (vinte e cinco segundos) sobre o tempo total;

- O candidato que não executar qualquer um dos nós requisitados na prova, será considerado inapto;

- Entende-se como “nó fora do padrão”, aquele nó que não possui um formato limpo;

- Para a execução dessa prova, haverá um exemplar dos nós sorteados, para a visualização pelos candidatos antes da realização da prova.

- Dentre 10 (dez) nós a seguir relacionados, com a presença de todos os candidatos, no dia da realização da prova serão sorteados 05 (cinco) nós antes do início da prova, como padrão para todos os candidatos executarem na sua passagem.

- 01 Lais de Guia;

- 02 Nó direito;

- 03 Nó oito;

- 04 Nó de pescador (duplo);

- 05 Volta do Fiel (ponto fixo);

- 06 Azelha simples;

- 07 Azelha em oito;

- 08 Escota simples;

- 09 Nó sete;

- 10 Azelha induzida (ponto fixo). 

Índices

Tempo

Pontos

Acima de 2’30”

inapto

De 1’31” até 2’30”

1

até 1’30”

10

Prova

Uniforme

SALTO DA PLATAFORMA DE 7,5m

SUNGA DE BANHO PRETA

MAIÔ PRETO

Tempo de Execução

Desempenho Mínimo Exigido

10 SEGUNDOS PARA SAÍDA

EXECUTAR O SALTO DA PLATAFORMA DE 7,5 METROS

Condições de Execução

Posição Inicial: Candidato de pé sobre a base da plataforma.

Execução: Partindo da posição inicial, ao comando do responsável pela aplicação do teste, sem meios auxiliares, deverá saltar da plataforma, partindo da posição em pé, no tempo máximo de 10 (dez) segundos.

Posição de Repouso: No tanque de mergulho.

Erros mais frequentes

- Não executar o salto da plataforma no tempo exigido;

- Sentar na borda da plataforma para executar o salto;

- Saltar sem a devida ordem de execução.

Observações

Após ser dada a ordem de execução para o salto será disparado o cronômetro, devendo o candidato realizar a saída do salto no tempo limite de 10 (dez) segundos. Caso não venha realizar o salto no tempo estipulado terá seu salto considerado “queimado”, e terá uma única nova chance para execução, somente após todos candidatos concluírem a prova. Não realizando pela segunda vez o salto da plataforma, o candidato será automaticamente eliminado do processo de seleção, não podendo realizar as demais provas.

Para ambientação com o salto na plataforma de 10 metros, o candidato poderá antes da execução do teste, realizar salto da plataforma de 3 metros.

Prova

Uniforme

NATAÇÃO 200m

Sunga Preta ou Maiô Preto

Condições de Execução

Posição Inicial: A largada será a partir do bloco de saída da piscina, e se não houver será realizado da borda da piscina.

Execução: Partindo da posição inicial, nadar em estilo livre a distância exigida, sendo permitida a borda oposta a largada somente para a virada. Não é permitido o uso de equipamentos como nadadeira ou snorkel. É permitido o uso de óculos de natação e obturadores auriculares. Não é permitido o uso das bordas laterais ou raias para apoio.

Posição de Repouso: Somente após o término do teste o candidato poderá se valer da borda para apoio e descanso.

Erros mais frequentes

- Utilizar as bordas da piscina para descanso;

- Nadar submerso durante a prova;

- Utilizar qualquer apoio físico durante a prova (raias).

- Colocar os pés no fundo da piscina para descanso.

Observações

- Teste será realizado através de uma única tentativa, sem direito a repetição.

- Teste de caráter eliminatório, caso o candidato não consiga nadar a distância prevista até o limite do tempo exigido, será considerado inapto.

Índices

MASCULINO 200 metros

FEMININO 200 metros

Tempo

Pontos

Tempo

Pontos

04’21” à 04’30”

01

05’21” à 05’30”

01

04’11” à 04’20”

02

05’11” à 05’20”

02

04’01” à 04’10”

03

05’01” à 05’10”

03

03’51” à 04’00”

04

04’51” à 05’00

04

03’41” à 03’50”

05

04’41” à 05’50”

05

03’31” à 03’40”

06

04’31” à 04’40”

06

03’21” à 03’30”

07

04’21” à 04’30”

07

03’11” à 03’20”

08

04’11” à 04’20”

08

03’01” à 03’10”

09

04’01” à 04’10”

09

Até 03’00”

10

Até 04’00”

10

Prova

Uniforme

APNÉIA DINÂMICA HORIZONTAL

CALÇA, CAMISETA, COTURNO

Tempo de Execução

Desempenho Mínimo Exigido

SEM TEMPO DE EXECUÇÃO

DESLOCAR SUBMERSO POR 25 (VINTE E CINCO) metros

Condições de Execução

Posição Inicial: Candidato dentro da água, flutuando na vertical sem contato dos pés com o fundo da piscina.

Execução: Ao sinal de início da prova, o candidato deverá submergir deslocando-se horizontalmente à distância mínima de 25 (vinte e cinco) metros. Não é permitido a utilização da borda para impulso.

Posição de Repouso: Sem posição de repouso.

Erros mais frequentes

- Emergir para respirar antes de completar a distância mínima exigida.

- Utilizar a borda da piscina para impulso inicial.

- Realizar o deslocamento na superfície da água.

Observações

Após ser dada a ordem de execução para o início e o candidato não obter êxito na primeira tentativa, terá uma única nova chance para execução, somente após todos os candidatos concluírem a prova. Não realizando pela segunda vez a apneia dinâmica horizontal, o candidato será automaticamente eliminado do processo de seleção, não podendo realizar as demais provas.

Prova

Uniforme

FLUTUAÇÃO

CALÇA, CAMISETA, COTURNO

Tempo de Execução

Desempenho Mínimo Exigido

30 (TRINTA) MINUTOS

COMPLETAR A FLUTUAÇÃO NO TEMPO MÍNIMO EXIGIDO

Condições de Execução

Posição Inicial: posição vertical dentro da água, mantendo a cabeça fora da água, utilizando os braços e pernas para flutuação.

Execução: permanecer flutuando pelo tempo mínimo exigido sem interrupções, sem submergir e/ou colocar a cabeça dentro da água. O candidato poderá conversar durante a execução do teste.

Posição de Repouso: Sem posição de repouso.

Erros mais frequentes

- Não permanecer na posição vertical, boiando na superfície da água;

- Flutuar na posição horizontal;

- Apoiar-se em outro candidato;

- Apoiar nas bordas da piscina.

Observações

Após ser dada a ordem de execução para o início e o candidato não obter êxito na primeira tentativa, não haverá uma nova chance para execução. Não realizando a prova pelo tempo estipulado, o candidato será automaticamente eliminado do processo de seleção, não podendo realizar a fase seguinte.

Prova

Uniforme

TIRO COM ARMA CURTA(PISTOLA)

CANDIDATOS MILITARES: UNIFORME DE INSTRUÇÃO COMPLETO, CINTO DE GUARNIÇÃO, COLDRE, COLETE BALÍSTICO, ÓCULOS DE PROTEÇÃO E PROTETOR AURICULAR

CANDIDATOS CIVIS: UNIFORME CORREPONDENTE DA INSTITUIÇÃO COM RESPECTIVOS EPI’S

Tempo de Execução

Desempenho Mínimo Exigido

1 (UM) MINUTO

EXECUTAR 7 DISPAROS À UMA DISTANCIA DE 7 METROS

Condições de Execução

Posição Inicial: Candidato em pé de frente para a pista de tiro.

Execução: O teste será realizado em estande de tiro. O candidato realizará 07 (sete) disparos e

deverá acertar no mínimo 05 (cinco) disparos em alvo imitando silhueta humana, a uma distância de 07 (sete) metros, dentro de tempo cronometrado de 01 (um) minuto

tiros deverão ser executados na posição de pé.

Posição de Repouso: com arma em coldre, de pé, de frente para o alvo.

Erros mais frequentes

- Não estar devidamente uniformizado e portando os EPIs necessários para a execução da prova;

- Não obedecer às regras de segurança do estande de tiro;

- Não obedecer às regras de segurança do tiro;

- Executar disparos sem a devida autorização.

Observações

Em caso de pane no armamento, o cronometro será interrompido, após a resolução da pane o cronometro seguirá a contagem de onde foi parado para que o candidato possa concluir a prova.

ANEXO IV

Foto 3x4

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES AÉREAS - CIOPAer

FICHA DE INSCRIÇÃO

CADASTRO Nº _______ (para uso CIOPAer)

Curso:

DADOS PESSOAIS:

Nome:

Nome de identificação:

Estado civil:

Matrícula:

C Identidade/ RG:

Org. exp.:

CPF:

Quant. Dependentes:

CNH nº:

Categoria:

Tipo Sanguíneo:

Fator RH:

Filiação:

Data de nascimento:

Naturalidade:

OPM/OBM/UF onde está lotado:

Posto/ Graduação:

E-mail:

ENDEREÇO RESIDENCIAL:

Av. /Rua /Tv.:

Bairro:

Cidade:

UF:

CEP:

Telefones: (    )

FAX: (   )

Celular: (    )

DADOS BANCÁRIOS:

Banco:

Cód. do Banco:

Agência:

Conta:

Tipo de conta:

EM CASO DE EMERGÊNCIA AVISAR:

Nome:

Grau de afinidade:

Tel.: (     )

DADOS PROFISSIONAIS:

Data de ingresso na Corporação:

Tempo no posto ou graduação:

Tempo de serviço na Corporação:

Tempo de serviço na atividade operacional:

Locais onde trabalhou:

Aquiescência do comandante ou chefe imediato, para inscrição e participação no certame, conforme Edital do COA- 6°TOMM:

Por estar ciente das normas estabelecidas no Edital n° _________, e por ser a expressão da verdade, assino a presente ficha de inscrição.

___________________, MT, _____ de __________________ de ________

______________________________________________

ASSINATURA

PARA USO APENAS DO CIOPAer:

Observação: Os dados deverão ser preenchidos com letra de forma e sem rasuras. Caso haja necessidade esta ficha de inscrição pode ser reproduzida

ANEXO V

ENXOVAL DO ALUNO

Os candidatos ao Curso de Operador Aerotático 6º TOM-M/2023 do CIOPAer, deverão apresentar-se para a semana administrativa do referido curso com os materiais abaixo listados, sendo todos de caráter obrigatório.

MATERIAL GERAL

·    01 (uma) Lanterna pequena resistente à água (com pilhas sobressalentes);

·    01(uma) mochila preta, estilo operações especiais, com 04 (quatro) bolsos;

·    01 (uma) balaclava preta;

·    20 (vinte) tiras de borracha para amarração;

·    10 (dez) sacos de gelo bem resistente de 50 litros para impermeabilizar a mochila;

·    20 (vinte) sacos de gelo resistentes de 10 e 20 litros para acondicionar equipamentos;

·    10 (dez) sacos de lixo 100 litros;

·    01 (uma) retinida na cor preta, de 6 mm com 05 (cinco) metros;

·    01 (um) facão de mato 14 polegadas com cabo preto e bainha de couro na cor preta;

·    01 (uma) Lona plástica na cor preta de 2X2 metros;

·    01 (um) Óculos de proteção com lente incolor;

·    01 (um) Óculos de natação;

·    02 (dois) Protetores auriculares individuais descartáveis;

·    01 (um) Cantil de plástico na cor preta com porta cantil em alumínio;

·    01 (um) Par de algemas de punho com chave;

·    01 (um) rolo de fita isolante, 10 (dez) metros;

·    01 (um) rolo de fita silver tape na cor preta;

·    03 (três) fotografias 3x4 atuais;

·    01 (uma) bússola;

·    Complementos e suplementos alimentares (sendo vedado qualquer tipo estimulante e/ou substância anabolizante que seja proibida no Brasil);

·    Escova de sapato e graxa preta;

·    01 (um) cadeado com duas chaves;

·    01 (uma) Toalha de banho na cor escura;

·    02 (dois) jogos de roupa de cama na cor verde escuro (lençol e fronha);

·    01 (um) jogo de talheres articulados;

·    01 (uma) bandoleira de 02 (dois) pontos;

UNIFORMES

·    01 (um) Uniforme de instrução do Estado de origem (calça, gandola, gorro, cinto e fivela);

Obs: Policiais Civis apresentar uniforme de instrução padrão GOE (calça, gandola, gorro, cinto e fivela);

·    01 (um) Uniforme de passeio completo para militares, no caso de policial civil passeio completo (terno);

·    03 (três) Camisetas meia manga com punho na cor preta (no mínimo);

·     02 (dois) Shorts de educação física de cor preta sem listras;

·     01 (um) Par de tênis, predominantemente na cor preta, para educação física;

·    01 (uma) Sunga preta lisa (sem listras);

·    02 (dois) pares de coturnos pretos (extra leve);

·    01 (um) gorro com pala na cor preta;

·    01 (um) gorro de selva na cor preta;

·    01 (um) gorro de selva na cor verde;

·    02 (duas) Bandeiras de manga de MT (para os alunos do MT);

·    02 (duas) Bandeiras de manga dos respectivos Estados (para alunos de outros Estados);

·    01 (uma) Bandeira do Estado no tamanho 30X40 cm (para alunos de outros Estados);

·    03 (três) pares de meias na cor preta (no mínimo);

·    01 (um) Chinelo de dedo de borracha na cor preta sem estampa;

·    01 (um) Cinto N.A., com coldre tático de perna, bornal de perna com porta carregadores de pistola e de fuzil e porta algemas, tudo na cor preta;

KIT DE SOBREVIVÊNCIA

·     Isqueiro;

·     Fósforo;

·     Velas;

·     Isca de fogo;

·     Anzóis (P. M. G) (03 de cada);

·     Linha 030 (100m);

·     Chumbada (03);

·     Purificador de água tipo clorin ou similar;

·     Sal Grosso;

·     Pederneira;

·    Apito de metal;

·    Pedra de amolar;

·    Chave de fenda pequena.

·    Canivete multiuso;

KIT DE MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO

·    Óleo de limpeza e lubrificação;

·    Solvente de pólvora;

·    Panos de limpeza;

·    Escovas de limpeza;

·    Cordel para limpeza do cano;

·    Lixas de ferro n.º 100;

·

KIT DE ANOTAÇÕES

·    Caderneta (impermeável) de anotações;

·    Borracha;

·    Caneta esferográfica e lápis.

·    01 (um) caderno de 12 matérias.

·     01 Régua (preferência aeronáutica);

·    01 Transferidor;

KIT DE 1ºS SOCORROS

Visando sanar pequenos ferimentos ou problemas que podem ocorrer, os itens abaixo relacionados, estão autorizados a serem utilizados sem acompanhamento médico:

·     Neomicina pomada (anestésico de uso tópico);

·     Clotrimazol ou similiar (anti-micótico);

·     Andolba ou similar (antibacteriano);

·     Hipoglós ou similar (previne assaduras);

·    Tesoura

·    Atadura

·    Gaze

·    Esparadrapo

·    Rehidrat ou similar

·    Álcool Iodado

·    Algodão

·    Band Aid ou similar

·    Cotonetes

·    Protetor solar

A automedicação é proibida. Desta forma, em caso de necessidade, a equipe de saúde que acompanha o Curso prescreverá e providenciará os medicamentos para serem distribuídos aos alunos. Caso o aluno tenha prescrição médica para uso de algum medicamento, este deverá estar presente no “KIT” e o aluno deverá tê-lo em quantidade suficiente para reposição, bem como apresentar a devida prescrição médica.

KIT DE HIGIENE

·    Pasta creme dental;

·    Escova dental;

·    Aparelho de barbear;

·    Espuma ou creme de barbear;

·    Sabonete;

·    Papel higiênico/lenço umedecido;

·    Espelho pequeno;

·    Cortador de unha;

KIT DE COSTURA

·    Agulhas;

·    Botões extras para os Uniformes;

·    Linhas verde escuro, branca e preta;

·    Tesoura pequena.

OBS: Aos alunos de outras Unidades da Federação, além dos materiais acima listados, devem entregar à coordenação do curso 400 (quatrocentas) munições do calibre 7,62x51mm NATO, além de 200 (duzentas) munições de calibre 9mm.