Aguarde por favor...

PORTARIA Nº 893/2024/GS/SEDUC/MT

Inclui a matriz de referência da Avaliação Somativa, componente curricular Matemática (Anexo II), da Portaria Nº 685/2024/GS/Seduc-MT, que estabelece as diretrizes para realização da Avaliação Somativa do Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso (AvaliaMT).

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, que lhes conferem o artigo 71 da Constituição do Estado de Mato Grosso, de 1989, e o artigo 20 da Lei Complementar nº 612, de 28 de janeiro de 2019;

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

Considerando a Lei nº 11.485, de 28 de julho de 2021, que institui o Programa Alfabetiza MT, o Prêmio Educa MT e a Inclusão Digital, em regime de colaboração com os municípios mato-grossenses, e dá outras providências;

Considerando a Lei Complementar nº 746, de 25 de agosto de 2022, que estabelece normas relativas ao cálculo dos Índices de Participação dos Municípios do Estado de Mato Grosso no produto da arrecadação do ICMS - IPM/ICMS;

Considerando o Decreto Nº 1.497, de 10 de outubro de 2022, que dispõe sobre a Programa EducAção - 10 Anos, no âmbito do Estado de Mato Grosso;

Considerando o Decreto nº 1.514, de 04 de novembro de 2022, que regulamenta a Lei Complementar nº 746 e estabelece as normas relativas ao cálculo dos índices de Participação dos Municípios do Estado de Mato Grosso no produto da arrecadação do ICMS - IPM/ICMS e dá outras providências;

Considerando a adesão do Estado de Mato Grosso ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que prevê a organização complementar entre os sistemas estaduais de avaliação e o Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb;

RESOLVE:

Art. 1º. A Seduc-MT inclui na Matriz de Referência da Avaliação Somativa, o componente curricular de matemática, para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º/4º ano Ensino Médio, conforme Anexo II.

Cuiabá, 04 de setembro de 2024.

ALAN RESENDE PORTO

Secretário de Estado de Educação

(Original assinado)

ANEXO II

Matriz de Referência de Língua Portuguesa

2º ano do Ensino Fundamental

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Relacionar elementos sonoros das palavras com sua representação escrita.

D02

Ler palavras.

D03

Ler frases.

D04

Localizar informações explícitas em textos.

D05

Reconhecer a finalidade de um texto.

D06

Inferir o assunto de um texto.

D07

Inferir informações em textos verbais.

D08

Inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal.

Matriz de Referência de Matemática

2º ano do Ensino Fundamental

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Reconhecer o que os números naturais indicam em diferentes situações: quantidade, ordem, medida ou código de identificação.

D02

Identificar a posição ordinal de um objeto ou termo em uma sequência (1º, 2º etc.).

D03

Escrever números naturais de até 3 ordens em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico de números naturais de até 3 ordens ao registro em língua materna.

D04

Comparar OU ordenar quantidades de objetos (até 2 ordens).

D05

Comparar OU ordenar números naturais de até 3 ordens com ou sem suporte da reta numérica.

D06

Identificar a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 3 ordens.

D07

Calcular o resultado de adições ou subtrações, envolvendo números naturais de até 3 ordens.

D08

Compor OU decompor números naturais de até 3 ordens por meio de diferentes adições.

D09

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 3 ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar ou retirar.

D10

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão (por 2, 3, 4 ou 5), envolvendo números naturais, com os significados de formação de grupos iguais ou proporcionalidade (incluindo dobro, metade, triplo ou terça parte).

D11

Analisar argumentações sobre a resolução de problemas de adição, subtração, multiplicação ou divisão envolvendo números naturais.

D12

Identificar a classificação OU classificar objetos ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

D13

Inferir OU descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência de números naturais apresentam.

D14

Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras.

D15

Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras.

D16

Identificar a localização OU a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis, etc.).

D17

Reconhecer/nomear figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

D18

Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).

D19

Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas.

D20

Comparar comprimentos, capacidades ou massas OU ordenar imagens de objetos com base na comparação visual de seus comprimentos, capacidades ou massas.

D21

Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não OU medir comprimento, capacidade ou massa de objetos.

D22

Identificar a medida do comprimento, da capacidade ou da massa de objetos, dada a imagem de um instrumento de medida.

D23

Reconhecer unidades de medida e/ou instrumentos utilizados para medir comprimento, tempo, massa ou capacidade.

D24

Identificar sequência de acontecimentos relativos a um dia.

D25

Identificar datas, dias da semana ou meses do ano em calendário OU escrever uma data, apresentando o dia, o mês e o ano.

D26

Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos.

D27

Determinar a data de início, a data de término ou a duração de um acontecimento entre duas datas.

D28

Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento.

D29

Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro.

D30

Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “certos” ou“ impossíveis”.

D31

Ler/identificar OU comparar dados estatísticos ou informações expressos em tabelas (simples ou de dupla entrada).

D32

Ler/identificar OU comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples, colunas simples ou pictóricos).

D33

Representar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples, colunas simples ou pictóricos).

Matriz de Referência de Língua Portuguesa

5° ano do Ensino Fundamental

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D03

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D04

Inferir uma informação implícita em um texto.

D06

Identificar o tema de um texto.

D11

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D05

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D09

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D15

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D02

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D07

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D08

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D12

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

D13

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D14

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

D10

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matriz de Referência de Matemática

5º ano do Ensino Fundamental

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D02

Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

D03

Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.

D04

Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).

D05

Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

D06

Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

D07

Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.

D08

Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

D09

Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

D10

Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

D11

Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

D12

Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

D13

Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

D14

Identificar a localização de números naturais na reta numérica.

D15

Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

D16

Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.

D17

Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

D18

Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

D19

Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

D20

Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

D21

Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.

D22

Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

D23

Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

D24

Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

D25

Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.

D26

Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

D27

Ler informações e dados apresentados em tabelas.

D28

Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

Matriz de Referência de Língua Portuguesa

9° ano do Ensino Fundamental

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D03

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D04

Inferir uma informação implícita em um texto.

D06

Identificar o tema de um texto.

D14

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D05

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D12

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D20

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D21

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

D02

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D07

Identificar a tese de um texto.

D08

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

D09

Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

D10

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D11

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D15

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

D16

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D17

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

D18

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

D19

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

D13

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matriz de Referência de Matemática

9º ano do Ensino Fundamental

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D02

Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações.

D03

Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

D04

Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.

D05

Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

D06

Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.

D07

Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.

D08

Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

D09

Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.

D10

Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

D11

Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

D12

Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

D13

Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

D14

Resolver problema envolvendo noções de volume.

D15

Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.

D16

Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.

D17

Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

D18

Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D19

Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D20

Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D21

Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

D22

Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

D23

Identificar frações equivalentes.

D24

Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.

D25

Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D26

Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

D27

Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.

D28

Resolver problema que envolva porcentagem.

D29

Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.

D30

Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

D31

Resolver problema que envolva equação do 2º grau.

D32

Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).

D33

Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.

D34

Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.

D35

Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1º grau.

D36

Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D37

Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

Matriz de Referência de Língua Portuguesa

3°/4º ano do Ensino Médio

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D03

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D04

Inferir uma informação implícita em um texto.

D06

Identificar o tema de um texto.

D14

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D05

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D12

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D20

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D21

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

D02

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D07

Identificar a tese de um texto.

D08

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

D09

Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

D10

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D11

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D15

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

D16

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D17

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

D18

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

D19

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

D13

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matriz de Referência de Matemática

3°/4º ano do Ensino Médio

Descritor

Descrição Habilidade

D01

Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.

D02

Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais.

D03

Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas.

D04

Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema.

D05

Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente).

D06

Identificar a localização de pontos no plano cartesiano.

D07

Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta.

D08

Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação.

D09

Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas.

D10

Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências.

D11

Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

D12

Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

D13

Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).

D14

Identificar a localização de números reais na reta numérica.

D15

Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.

D16

Resolver problema que envolva porcentagem.

D17

Resolver problema envolvendo equação do 2º grau.

D18

Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela.

D19

Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau.

D20

Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos.

D21

Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto.

D22

Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a fórmula do termo geral.

D23

Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de 1º grau por meio de seus coeficientes.

D24

Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico.

D25

Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau.

D26

Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau.

D27

Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial.

D28

Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial.

D29

Resolver problema que envolva função exponencial.

D30

Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente) reconhecendo suas propriedades.

D31

Determinar a solução de um sistema linear associando-o à uma matriz.

D32

Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou combinação simples.

D33

Calcular a probabilidade de um evento.

D34

Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D35

Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.